English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

plano-1

PLANO DAS BACIAS PCJ: AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SERÃO REALIZADAS EM PIRACICABA E CAMANDUCAIA

Iniciativa discute a compatibilização entre oferta e demanda de água, assim como qualidade e quantidade

Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, audiências públicas em Piracicaba (SP) e Camanducaia (MG) abrirão espaço para discussão sobre o futuro dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os temas que serão debatidos fazem parte da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 e englobam questões atreladas à cinco Cadernos Temáticos, que tratam de garantia de suprimento hídrico, melhoria da qualidade dos corpos d’água, uso e conservação da água no meio rural e recomposição florestal, águas subterrâneas e educação ambiental.

O Plano de Bacias tem como objetivo analisar os cenários e prever ações para melhoria dos recursos hídricos. “Desde o último plano aprovado nas Bacias PCJ, muitas alterações na realidade da região aconteceram. As cidades se desenvolveram expressivamente e enfrentamos a pior crise hídrica de nossa história. A consulta popular nos apoiará no redesenho de nossas estratégias de atuação.”, afirma Eduardo Léo, Coordenador de Sistemas de Informações da Agência das Bacias PCJ.

No dia 16 de outubro a audiência acontecerá no município de Camanducaia (MG), das 9h às 13h, no Auditório do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Na pauta, o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Unidade de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos dos rios Piracicaba e Jaguari (porção das Bacias PCJ localizadas em Minas Gerais) e os temas dos cinco Cadernos Temáticos do Plano de Bacias PCJ. No dia 17 de outubro, das 9h às 13h30, a audiência pública será realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Piracicaba e terá como pauta apenas os temas dos Cadernos Temáticos.

Na atual conjuntura a participação dos municípios e dos serviços de saneamento das Bacias PCJ é fundamental para a construção do plano, de modo a fortalecer os compromissos entre os atores envolvidos na recuperação e conservação dos recursos hídricos da região. “Estamos na última etapa da revisão do Plano. Com a finalização dos cadernos, um Sumário Executivo do Plano, que corresponde ao documento síntese dos produtos de todas as fases do trabalho, será elaborado e então encaminhado para apreciação dos Comitês PCJ”, conta Eduardo Léo.

Para obter mais informações sobre as audiências públicas em questão, acesse o site https://plano.agencia.baciaspcj.org.br e inscreva-se.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support