English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

INTERCÂMARAS DEBATERÁ CADERNOS TEMÁTICOS DA REVISÃO DO PLANO DAS BACIAS PCJ

Encontro entre câmaras técnicas será realizado pelos Comitês PCJ nos dias 28 e 29 de agosto, em Jundiaí

Com o intuito de debater os planos de ações dos cinco cadernos temáticos que estão sendo elaborados na revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020, os Comitês PCJ realizarão o encontro Intercâmaras nas próximas quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de agosto, no Ciesp de Jundiaí. Para o evento foram recrutados membros das 12 Câmaras Técnicas que integram os Comitês PCJ.

O objetivo é debater e aperfeiçoar os planos de ações dos cadernos que tratam de cinco temas: Garantia do Suprimento Hídrico, Enquadramento dos Corpos d’Água Superficiais, Águas Subterrâneas, Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias; e Uso da Água no Meio Rural e Recuperação Florestal. Os cadernos temáticos dão as diretrizes nessas cinco áreas, com propostas bem formuladas, incluindo ações, orçamentos e atores responsáveis pela implementação.

O evento é direcionado para os membros das Câmaras Técnicas, mas aberto ao público. Os interessados em acompanhar o Intercâmaras devem entrar em contato com a Coordenação de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ para mais informações através do e-mail plano@agencia.baciaspcj.org.br ou pelo telefone (19) 3437-2105.

O Plano de Bacias é um instrumento de gestão de recursos hídricos que identifica a “agenda” de programas e projetos necessários à recuperação e conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica. Seu principal objetivo é criar programas de ações e planos de investimentos reais, que tragam benefícios aos diversos tipos de segmentos que atuam com a água. Todo o conteúdo sobre o Plano das Bacias PCJ pode ser acessado no site https://plano.agencia.baciaspcj.org.br/.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE CADA CADERNO TEMÁTICO:

“Garantia de Suprimento Hídrico”: haja vista a crítica disponibilidade hídrica na região das Bacias PCJ este caderno temático traz uma análise de balanço hídrico em cenários futuros com a proposição de intervenções estruturais e não estruturais para o incremento hídrico nas regiões das Bacias PCJ.

“Enquadramento dos Corpos d’Águas Superficiais”: na busca do alcance das metas do enquadramento dos corpos d’água superficiais das Bacias PCJ, este caderno traz simulações para análise do atendimento de sete parâmetros de qualidade da água, estimando os investimentos necessários para o alcance do cenário de enquadramento.

“Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias ”: este caderno apresenta estratégias educativas, além de ações de difusão de pesquisas e tecnologias em prol da gestão dos recursos hídricos.

“Águas subterrâneas”: aborda temas relevantes para o alcance de metas propostas para as Bacias PCJ na temática de águas subterrâneas, assim como para a conservação e a recuperação dos recursos hídricos, em atendimento às normas aplicáveis.

“Conservação e Uso da Água no Meio Rural e Recuperação Florestal”: foi concebido para a avaliação da situação das Bacias PCJ quanto aos aspectos ambientais que se relacionam com a proteção de mananciais, com o uso da água no meio rural e com o saneamento no meio rural.

PROGRAMAÇÃO

INTERCÂMARAS

28/08/2019
9h00
Debate do Caderno Temático de “Educação Ambiental, Integração de Difusão de Pesquisas e Tecnologias”
28/08/2019
14h00
Debate do Caderno Temático de “Enquadramento dos Corpos de Água”
29/08/2019
9h00
Debate dos Cadernos Temáticos “Garantia de Suprimento Hídrico” e “Águas Subterrâneas”
29/08/2019
14h00
Debate do Caderno Temáticos “Uso e conservação da água no meio rural e recuperação florestal”
Fotos: Reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Planejamento e do Plano de Bacias (CT-PL e CT-PB), realizada em julho, na Unesp, em Rio Claro (SP).

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support