English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id887

TRÊS MUNICÍPIOS DAS BACIAS PCJ ESTÃO ENTRE OS 10 MELHORES NO RANKING DA ABES

Piracicaba segue em 1º lugar pelo terceiro ano consecutivo; em segundo lugar está Rio Claro e, em sétimo, Salto

Três municípios que integram os Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) estão entre os 10 melhores do Ranking da Universalização do Saneamento 2019, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Piracicaba segue em 1º lugar pelo terceiro ano consecutivo, entre os municípios de grande porte. Em segundo lugar, também com pontuação máxima (500 pontos), está Rio Claro. O município de Salto aparece em sétimo, com 499,3 pontos.

Considerado um dos mais importantes e conceituados do país, o estudo foi divulgado neste mês de junho durante o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A avaliação levou em conta cinco indicadores: abastecimento d´água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação do lixo doméstico. O estudo e o ranking podem ser acessados neste link: http://abes-dn.org.br/?p=26776.

O presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, comemorou os resultados e destacou que a região das Bacias PCJ, com mais de 5,7 milhões de habitantes, possui bons indicadores: 94% de abastecimento de água, 90% de coleta de esgoto, 75% do esgoto coletado tratado e 99% de destinação adequada de resíduos sólidos. “Diversos desses municípios estão no Ranking da ABES. Vamos encontrar nesses municípios planejamento adequado de saneamento básico, continuidade administrativa, políticas tarifárias realistas, compromissos políticos com o saneamento básico, investimentos constantes, compromisso com a sustentabilidade dos municípios e, no caso dos municípios de menor porte, apoio financeiro de governos estaduais”, comentou Barjas Negri.

Os municípios apresentaram suas informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking e foram classificados em quatro categorias, conforme a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores, como foi o caso de Piracicaba e Rio Claro. As categorias são: Rumo à universalização – acima de 489; Compromisso com a universalização – de 450 – 489; Empenho para a universalização – de 200 – 449 e Primeiros passos para a universalização – abaixo de 200.

Além de Piracicaba, Rio Claro e Salto, também aparecem entre os 33 municípios de grande porte na categoria “Rumo à universalização” outras cidades das Bacias PCJ como Hortolândia (498,83 pontos); Jundiaí (497,18); Paulínia (497,10); Itu (492,80) e Limeira (491,06).

“Não é demais salientar que a experiência das Bacias do PCJ com o Consórcio intermunicipal, com os Comitês e a Agência das Bacias, com sua Agência Reguladora de Saneamento, e com ampla participação da sociedade na formulação de políticas e nas cobranças para suas implantações, ajudaram muito no avanço do saneamento básico e na recuperação de seus principais mananciais hídricos”, ressaltou o presidente dos Comitês PCJ.

Segundo a ABES, compõem esta edição 1.868 municípios do Brasil – todos os que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores, representando 68% da população do país. A região com maior representatividade é a Sudeste, com quase 60% dos municípios. A menor é a região Norte, com apenas 2,09% deles. Somente 85 municípios entre todos os avaliados estão na categoria máxima Rumo à Universalização. Entre os de grande porte são apenas 33 municípios, todos nas regiões Sudeste e Sul, e 52 de pequeno e médio portes.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support