English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id884-1-1

LIMPEZA DA CALHA DO ATIBAINHA MELHORA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO DE CAMPINAS

Orçado em mais de R$ 794,9 mil, trabalho tem prazo de cinco meses para ser executado

Até o fim de 2019, a água do Sistema Cantareira deve chegar mais rápido as torneiras dos moradores da região de Campinas (SP). Na tarde de hoje (10 de junho), a Agência das Bacias PCJ e a empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda assinaram o contrato n° 017/2019 e a emissão de serviço para a realização da limpeza da calha do Rio Atibainha.

Na ocasião, a Diretora-Técnica da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Barufaldi, explicou que a iniciativa atende demanda da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ. O início operacional do serviço está previsto para julho.

“O objetivo da limpeza da calha do manancial é melhorar a condição de fluxo do Atibainha de forma a tornar mais eficiente as descargas de vazão do Sistema Cantareira e, desta forma, evitar o desperdício”, explicou Patrícia.

A coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ e gestora do contrato, Elaine Franco de Campos, destacou a importância deste trabalho. “É uma forma de evitar que em períodos de estiagem haja necessidade de liberar mais água do que o necessário e, assim, manter a água armazenada no reservatório do Cantareira”, ressaltou.

A empresa responsável pela ação tem o prazo de um mês para apresentar o planejamento de trabalho. Após aprovado, a execução deve ser feita em três meses. Em seguida, há outros 30 dias para a análise e aprovação do trabalho.

“A última limpeza da calha do Rio Atibainha ocorreu em 2007. Na ocasião, a velocidade de escoamento da água do Cantareira ficou quase 30% mais rápida. Ao longo de uma década, a ocupação do solo na região mudou de forma significativa. Mas nossas expectativas é que os mesmos objetivos sejam conquistados”, afirmou o Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella.

Limpeza

Orçado em R$ 749.993,32, o trabalho ocorre na extensão de 27 quilômetros, das quais, grande parte encontra-se tomada por vegetação herbáceas, com troncos e galhos caídos.

Além disso, existem pontos de assoreamento. A situação foi constatada por uma equipe de hidrometria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O contrato assinado hoje não permite o uso de produtos químicos durante a ação, prevê a retirada da vegetação, além da destinação adequada do que for retirado do espaço. Os troncos devem ser triturados e a roçagem será feita de forma manual. Ao longo do trajeto, a equipe fará uso de roçadeiras e motosserras à gasolina.

“Quinzenalmente devemos enviar a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) um relatório sobre todo o material retirado e qual foi a destinação”, informou a Coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos.

Será realizada a limpeza da calha no ponto inicial à vazão da barragem, em Nazaré Paulista (SP), até o encontro com o Rio Cachoeirinha.

“Além de melhorar o trânsito da água, o trabalho deve evitar riscos no atendimento de demandas em cidades da região de Campinas, além de evitar os alagamentos registrados em Bom Jesus dos Perdões (SP)”, explicou Patrícia Barufaldi.

Assinatura

O assentimento dos documentos ocorreu na Agência das Bacias PCJ e contou com a participação do Diretor-Presidente da Agência PCJ, Sergio Razera; da Diretora-Técnica da Agência, Patrícia Barufaldi; do Secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti; do Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella; do presidente do Conselho Deliberativo da Agência PCJ, Paulo Tinel; da Coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos; e de representantes da empresa.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support