English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id886-2

ELEIÇÕES DOS COMITÊS PCJ SERÃO CONCLUÍDAS NESTA SEMANA

Reunião plenária do Parlamento das Águas nas Bacias PCJ será nesta sexta-feira (28/06/2019) na Fumep, em Piracicaba

A diretoria dos Comitês PCJ será escolhida nesta sexta-feira, dia 28, com a posse dos novos membros do Parlamento das Águas nas Bacias PCJ, como é conhecido o colegiado responsável pela gestão dos recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A 23ª Reunião Ordinária, também chamada de Plenária dos Comitês PCJ, será a partir das 9h30 no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Na ocasião, haverá a eleição da diretoria e posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis) e indicados pelos pelo poder público (municípios, estados e União).

O novo mandato dos membros e diretoria de dois dos três comitês – o CBH-PCJ, que representa a parcela paulista das Bacias PCJ, e o PCJ FEDERAL – tem início nesta sexta-feira, 28 de junho de 2019, e vai até março de 2021. As eleições do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1), que abrange a parcela mineira das Bacias, já foi realizada em 2018. Neste momento, o comitê mineiro está apenas indicando novamente seus membros para o comitê federal.

O novo processo eleitoral dos Comitês PCJ começou em outubro de 2018 e será concluído na plenária desta sexta-feira. A renovação dos membros e diretoria acontece a cada dois anos. Desde março de 2017, o CBH-PCJ e o PCJ FEDERAL são presididos pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. A escolha do próximo presidente acontecerá após votação entre os membros de cada segmento que integra os Comitês PCJ: organizações civis, usuários de recursos hídricos, órgãos de governo e municípios.

Estes quatro segmentos também definirão os municípios paulistas e mineiros com direito a voto, a composição da Secretaria Executiva dos comitês paulista e federal, além de elegerem representantes dos municípios paulistas no CRH-SP (Conselho Estadual de Recursos Hídricos), CMC-SP (Conselho Estadual de Mudanças Climáticas). Também serão indicados representantes dos Comitês PCJ nos Fóruns Paulista e Nacional de Comitês de Bacias e na Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), além de representantes para compor a CT-PL (Câmara Técnica de Planejamento) dos Comitês PCJ.

Com mais este processo eleitoral, os Comitês PCJ se posicionam como uma democracia participativa, pois unem usuários de água e organizações civis que, juntos ao poder público, discutem e decidem sobre as ações que têm impacto na qualidade de vida de toda a sociedade nas Bacias PCJ.

SOBRE OS COMITÊS PCJ

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas. Entre outras funções, a Agência das Bacias PCJ atua como braço-executivo dos Comitês PCJ e foi criada em novembro de 2009.

O comitê paulista (CBH-PCJ) completará 26 anos de instalação em novembro. Em março, o comitê federal completou 16 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 11 anos. Os Comitês PCJ abrangem 71 municípios (66 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e das organizações civis.

SERVIÇO

23ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ (Plenária dos Comitês PCJ)
DATA: 28/06/2019 (sexta-feira)
HORÁRIO: a partir das 9h30
LOCAL: Salão Nobre da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)
ENDEREÇO: Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Vila Areão “como chegar
PAUTA E DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO: www.comitespcj.org.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ
e-mail: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br telefone: (19) 3437-2102

Foto: Plenária dos Comitês PCJ realizada em abril, em Campinas.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support