English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

LIMPEZA DA CALHA DO RIO ATIBAINHA 1

LIMPEZA DA CALHA DO RIO ATIBAINHA MELHORA FLUXO DA ÁGUA PARA CAMPINAS E REGIÃO

Agência das Bacias PCJ assina, na segunda-feira (10 de junho), contrato para a realização do trabalho que deverá diminuir o tempo para a água do Cantareira chegar até as torneiras de moradores

Na segunda-feira (10 de junho), a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e a empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda assinam, às 14h, o contrato n° 017/2019 para a prestação do serviço orçado em R$ 749.993,32. Com extensão de 27 quilômetros, a calha do Rio Atibainha encontra-se, em grande parte de sua área, tomada por vegetação herbáceas, entre elas gramíneas, e com troncos e galhos caídos.

Além disso, existem pontos de assoreamento. A situação foi constatada por um a equipe de hidrometria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, o cenário encontrado no Rio Atibainha faz com que o tempo de trânsito da água seja maior, traz risco no atendimento das demandas em cidades como Campinas e Jundiaí, e pode ocasionar alagamentos no município de Bom Jesus dos Perdões.

“O trabalho de limpeza da calha melhora a condição de fluxo do manancial de forma a tornar mais eficientes as descargas de vazão do Sistema Cantareira. É uma forma de evitar que em períodos de estiagem haja necessidade de liberar mais água do que o necessário e assim, manter a água armazenada no reservatório do Cantareira”, explica Elaine.

O Atibainha concentra a maior parte das demandas por água das Bacias PCJ. É nele que se encontram captações para abastecer Campinas, Jundiaí, Atibaia (SP) e Itatiba (SP).

Ação

O prazo para a execução do trabalho é de cinco meses. Será realizada a limpeza da calha no ponto inicial à vazão da barragem, em Nazaré Paulista (SP), até o encontro com o Rio Cachoeirinha.

O serviço prevê a retirada da vegetação e de galhos e troncos caídos sobre a calha. A atividade foi realizada pela última vez em 2008. O serviço foi feito pela Sabesp com recursos da Cobrança PCJ Federal.

Serviço

Assinatura do Contrato e emissão da ordem de serviço referentes a “Execução de serviços de limpeza da calha do Rio Atibainha”
Data: segunda-feira, 10 de junho
Horário: 14 horas
Local: Agência das Bacias PCJ
Endereço: Rua Alfredo Guedes, n° 1949, sala 803, Edifício Racz Center, Higienópolis
Piracicaba (SP)

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support