English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id869-1

COMITÊS PCJ DECIDEM SOBRE ALTERAÇÕES NO ESTATUTO E CONVOCAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES

Deliberações serão tomadas durante Reunião Plenária da entidade na próxima quinta-feira, dia 25, no Grenasa, em Sousas (Campinas)

Alterações no estatuto e a convocação de novas eleições estão entre os principais assuntos da 18ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que acontecerá nesta quinta-feira, dia 25 de abril, em Campinas. A Plenária dos Comitês PCJ será no Grenasa (Grêmio Recreativo e Esportivo dos Funcionários da Sanasa), no distrito de Sousas, em Campinas, a partir das 9h30. A pauta pode ser acessada no site dos Comitês PCJ: www.comitespcj.org.br.

Serão duas deliberações. A primeira faz alterações no estatuto do CBH-PCJ (comitê paulista) visando adequação na proporção e no número de representantes no seu plenário. A segunda deliberação aprova novo calendário e edital com procedimentos eleitorais e constitui Comissão Eleitoral para a retomada das eleições dos Comitês PCJ (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), para o mandato 2019-2021.

Com a aprovação das novas eleições, o prazo para as inscrições de interessados em participar do pleito terá início em maio. O processo eleitoral deverá ser concluído com a realização de outra reunião plenária no dia 28 de junho, quando os representantes eleitos tomarão posse e serão definidos os ocupantes dos cargos de presidentes, vice-presidentes e secretários-executivos do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL e de secretário-executivo adjunto do CBH-PCJ, entre outras questões.

SOBRE OS COMITÊS PCJ

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas. Entre outras funções, a Agência das Bacias PCJ atua como braço-executivo dos Comitês PCJ e foi criada em novembro de 2019.

O comitê paulista (CBH-PCJ) possui 25 anos de instalação. Em março, o comitê federal completou 16 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 11 anos. Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil.

Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ. A região das Bacias PCJ é formada por cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.

SERVIÇO

18ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ (Plenária dos Comitês PCJ)
DATA: 25/04/2019 (quinta-feira)
HORÁRIO: a partir das 9h30
LOCAL: Grenasa (Grêmio Recreativo e Esportivo dos Funcionários da Sanasa)
ENDEREÇO: Rodovia Heitor Penteado KM 7 – ao lado do Clube Cultura – Sousas – Campinas(SP) (“como chegar”)
PAUTA E DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO: www.comitespcj.org.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ
e-mail: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br telefone: (19) 3437-2102

Fotos: 17ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ, realizada na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), em 29 de março de 2019.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support