English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id848-1

ESCOLA DA ÁGUA E SANEAMENTO INICIA CAPACITAÇÕES COM O OBJETIVO DE APRIMORAR OS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO

A Escola da Água e Saneamento iniciou nessa segunda-feira, dia quatro de fevereiro, a primeira aula da Turma 1 do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana (SP). As capacitações acontecem até a próxima sexta-feira, dia oito, das 8h às 17h e contarão com aulas práticas, também. Participaram da abertura da aula inaugural, o diretor geral da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), Dalto Favero Brochi, o presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, e o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Para Brochi, a Escola propiciará melhoria no serviço prestado à população e, consequentemente, na qualidade da água que chegará à torneira das residências. “Os participantes já têm sua experiência do dia a dia, mas vão acumular melhoria e eficiência de como fazer para que isso seja revertido para a população e na eficiência do prestador como um todo, quer seja um serviço de água, uma autarquia ou uma concessionária privada”, comentou, durante a abertura da aula. Ele ainda atentou que a Escola da Água e Saneamento extrapola as fronteiras das Bacias PCJ, já que a ARES-PCJ possui atuação em 20 municípios de outras bacias hidrográficas.

O presidente da Agência das Bacias PCJ enalteceu também a necessidade de capacitação e aprimoramento dos profissionais do setor, além de atentar que a Escola da Água e Saneamento marca uma fase histórica nas Bacias PCJ. “Nós precisamos aprender cada vez mais, para dar mais eficiência aos nossos trabalhos já que novas tecnologias se apresentam aos serviços de saneamento. É um momento histórico, porque significa um upgrade, significa mudar a qualidade dos serviços de saneamento prestados nas Bacias PCJ”, atentou Razera.

O secretário executivo do Consórcio PCJ destacou que a Escola da Água e Saneamento é resultado dos erros e acertos das capacitações que foram promovidas em quase 30 anos de gestão das Bacias PCJ, e estará em constante aprimoramento. “Desde a sua fundação, por meio de parcerias com universidades, o Consórcio PCJ esteve preocupado em capacitar os servidores dos serviços de abastecimento. A Escola da Água e Saneamento, em parceria com ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ, é fruto da experiência do Consórcio PCJ acumulada nesses anos todos com treinamentos. Esse é apenas o primeiro curso de outros mais que virão, pois vamos multiplicá-los, sempre ouvindo as demandas dos operadores e técnicos da área. A Escola da Água e Saneamento é um presente não somente para as Bacias PCJ, mas para o Brasil”, pontuou Lahóz.

A Turma 1 do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” terá dois dias de aulas práticas em obras de reparos que o DAE de Americana executará na cidade durante a semana do curso. No total, a capacitação acumulará 40h de aulas teóricas e práticas e ao final, os participantes passarão por uma avaliação e receberão o certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estão participando técnicos e operadores dos serviços de abastecimento das cidades de Analândia, Americana, Capivari, Mogi Mirim, Rafard, Rio das Pedras e Sumaré. A aplicação em Americana, conta com o apoio do DAE na cessão do espaço para as aulas e fornecimento do coffe break e almoço aos participantes. A Turma 2 acontece na próxima semana, de 11 a 15/02, no Saae Atibaia.

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atenderá cidades de outras bacias hidrográficas, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support