English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id835-1

ESCOLA DA ÁGUA E SANEAMENTO ESTÁ COM PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES E RAMAIS DE ÁGUA E ESGOTO

Curso terá 40h e aplicação em dois polos, um na cidade de Americana (SP) e outro em Atibaia (SP)

A Escola da Água e Saneamento está com pré-inscrições abertas para associados ao Consórcio PCJ e da ARES-PCJ para o primeiro curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, com carga horária de 40h e destinado à técnicos e operadores da área de saneamento básico. A inscrição deve ser feita pelo link: https://goo.gl/ScvHyS

O curso tem como objetivo desenvolver capacidades, habilidades e competências em atividades específicas para instalação e manutenção de redes e ramais de água e esgoto, conforme normas e procedimentos técnicos, atendendo a requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

A capacitação será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e composta por quatro módulos. Haverá duas turmas divididas em dois polos de aplicação, um na cidade de Americana (SP), que acontecerá de 04 a 08 de fevereiro de 2019; e outro na cidade de Atibaia (SP), que acontecerá de 11 a 15 de fevereiro. Ao final do curso, os participantes serão avaliados e certificados pelo Senai.

Dois módulos serão compostos por aulas práticas, o que exigirá que cada inscrito no curso traga seu Equipamento de Proteção Individual (EPI), composto por: capacete, sapato de segurança, óculos de proteção, protetor auricular e luva de raspa ou vaqueta. Nos dias de aulas práticas, recomenda-se o uso de protetor solar, principalmente porque o curso ocorrerá durante o verão, época de grandes temperaturas e forte incidência de raios solares.

Conheça abaixo o conteúdo programático do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água e Saneamento:

1) Instalação de redes e ramais de água 
Conceitos gerais; 
Peças e componentes; 
Serviços Preliminares; 
Conhecimento básico de Normas Técnicas; 
Instalação de redes e ramais de água; 
Substituição de ramal de água; 
Montagem, reparo e substituição de Unidade de medição de Água; 
Manutenção de redes e ramais de água; 
Requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

2) Instalação de redes e ramais de esgoto 
Conceitos gerais; 
Peças e componentes; 
Serviços Preliminares; 
Conhecimento básico de Normas Técnicas; 
Instalação de redes e ramais de esgoto; 
Substituição de ramal de esgoto; 
Reparo e substituição de redes de esgoto; 
Requisitos de saúde, segurança e meio ambiente.

A pré-inscrição com isenção da taxa de matrícula para municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ e à ARES-PCJ vai até o dia 21/01. Após esse período, caso ainda existam vagas a serem preenchidas, serão abertas as inscrições ao público geral no valor de R$ 600,00.

Sobre a Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atenderá cidades de outras bacias hidrográficas, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Outras informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support