English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id849

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SÃO TEMAS DE SEMINÁRIO DA CT-ID DOS COMITÊS PCJ EM PIRACICABA

Evento será realizado na tarde de 21 de fevereiro(quinta-feira), no Núcleo de Educação Ambiental; inscrições podem ser feitas até a segunda-feira, dia 18, pela internet

“Inovações Tecnológicas e Pesquisas Aplicadas à Gestão do Saneamento e Recursos Hídricos” são os temas do seminário que será promovido pela Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ, em Piracicaba, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento será no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), das 14h às 18h, no Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba (NEA/SEDEMA).

Um dos principais objetivos da CT-ID, com este seminário, é reconhecer e divulgar organizações que se destacam pela utilização de boas práticas de operação e gestão do saneamento. As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro(segunda-feira) no Portal Geciamb: geciamb.eesc.usp.br.

Na programação (mais detalhes abaixo), estão previstas duas mesas redondas com especialistas da área de saneamento e gestão dos recursos hídricos. Uma será sobre o tema “Demandas e desafios da gestão do saneamento” e outra sobre ‘cases’ de “Inovação na gestão do saneamento”, além de apresentação de pôsteres com resumos e apresentações de ‘cases’ de Eficiência Operacional no Saneamento e Inovação da Gestão em Saneamento.

Os interessados em inscrever pôsteres têm até quinta-feira, dia 14 de fevereiro. Mais informações sobre como devem ser os pôsteres podem ser obtidas no site dos Comitês PCJ: https://bit.ly/2SEP0f3. Com essa iniciativa, a intenção da CT-ID é a de criar um “banco de experiências” para fomentar processos de benchmarking de inovação na operação e gestão do saneamento.

De acordo com o coordenador da CT-ID, professor Tadeu Malheiros, nos últimos anos, os significativos investimentos realizados no âmbito das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) no contexto do saneamento ambiental resultaram na ampliação da infraestrutura e consequentemente na melhoria da qualidade ambiental e dos indicadores de saúde das comunidades da região. “Assim, observa-se crescente demanda por desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficiência de todo este sistema, como por exemplo, no monitoramento, em processos de tratamento, no atendimento ao cliente, entre diversos outros”, observou.

Malheiros argumentou que as instituições do setor de saneamento e gestão de recursos hídricos, no entanto, acabam tendo que recorrer a produtos e serviços importados ou de custo muito elevado, prejudicando a própria viabilidade dos processos de melhoria continuada.

“É exatamente aqui onde entra o papel do Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias, ou seja, favorecer acesso a informações, criar pontes duradouras entre demandas do setor e produção de inovações, alinhadas ao contexto e necessidades na nossas Bacias PCJ”, destacou o professor da USP (Universidade de São Paulo), campus de São Carlos. Entre o conjunto de programas e ações que estão sendo executadas no âmbito da CT-ID isto significa buscar formas de incentivo à pesquisa, criação e inovação. “Este, portanto, é o foco do seminário em questão”, ressaltou Malheiros.

O professor também comentou que, nos últimos anos, as agências de fomento – com destaque para a FAPESP(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no Estado de São Paulo e a CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no âmbito nacional – têm estimulado programas de inovação, em diversos casos com demandas temáticas, como cidades sustentáveis, energias limpas, gestão eficiente, e encontraram um ambiente muito promissor, que tem conseguido trazer respostas de inovação para diversos gargalos destes setores. Isso tem potencializado o desempenho de instituições, inclusive com impacto social positivo, por exemplo, na geração de renda e redução de riscos, em menor pressão sobre os recursos naturais, especialmente a questão da segurança hídrica, e maior resiliência das instituições frente às crises econômicas.

Programação

14h00-14h15 – Abertura do Seminário
14h20-15h00 – Mesa Redonda 1 – “Demandas e desafios da gestão do saneamento”
15h10-16h30 – Mesa Redonda 2 – “Inovação na gestão do saneamento – CASES”
16h30-17h15 – Apresentação de Pôsteres e Coffee Break
17h30 – Encerramento

SERVIÇO

Seminário “Inovações Tecnológicas e Pesquisas Aplicadas à Gestão do Saneamento e Recursos Hídricos”

Local: Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA)
Endereço: Rua Maurice Allain, 77 – Parque do Mirante – Piracicaba (SP)
Organização: Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e
Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ
Inscrições até 18/02/2019 (segunda-feira): geciamb.eesc.usp.br
Dúvidas/informações para interessados: ctid@comites.baciaspcj.org.br
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ
Telefone: (19) 3437-2102 E-mail: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support