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Emprego, Treinamento e Educação

Reforço na equipe em 2023

A gestão de pessoas, na Agência das Bacias PCJ, dedica especial atenção à promoção do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Em 2023, o quadro de colaboradores cresceu 27%, passando de 60 para 76 colaboradores que formam uma equipe jovem, de características heterogêneas e com qualidade técnica. Esse é o perfil desejado pela entidade para uma dinâmica saudável no ambiente de trabalho, aspecto fundamental para que a Agência das Bacias PCJ alcance sua Visão de Futuro.

(GRI 3-3)

Contribuição do colaborador

“A Agência reconhece a importância de capacitar e instruir os seus colaboradores como um pilar para o desenvolvimento contínuo, que em conjunto com a expertise e a visão inovadora de cada colaborador, contribui significativamente para a excelência em nossos serviços de gestão de recursos hídricos.”

Kátia Gotardi, Coordenadora de Gestão e representante da Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional.​

As áreas que ganharam reforço nas equipes em 2023 são a Coordenação de Gestão e a Coordenação de Sistemas de Informação, que tiveram demandas ampliadas para ações estratégicas.

Quadro de colaboradores em 2023

Em dezembro de 2023, 76 pessoas compunham o quadro funcional da Agência das Bacias PCJ. Destes, 55 eram terceiros, com vínculo empregatício em regime CLT por meio de empresas prestadoras de serviço. A contratação de colaboradores próprios, com exceção das funções de confiança definidas no Regulamento Interno, é realizada por concurso público. Todos os colaboradores próprios cumprem jornada de período integral.

(GRI 2-7)

55% do quadro de colaboradores da Agência das Bacias PCJ era formado por mulheres em 2023.

Tipo de contrato de trabalho

Em 2023, 72,4% era formado por colaboradores de empresas prestadoras de serviço, que ficam alocados nas dependências da Agência das Bacias PCJ. As relações de trabalho são orientadas pela Política de Terceirização da entidade, que agrega aspectos legais relacionados à administração pública, propõe elementos que deixam mais claro o conteúdo de editais e permite a inserção de exigências mínimas para a contratação de fornecedores para projetos ou atividades específicas.

Também sugere que terceiros que atuem na Agência das Bacias PCJ tenham acesso a um pacote de benefícios compatíveis com o oferecido aos colaboradores próprios, tais como: seguro de vida, auxílio-creche (para mulheres, até que o filho complete 7 anos de idade), auxílio-alimentação, assistência médico-hospitalar e vale-transporte.

(GRI 2-7, 401-2)

Rotatividade

Em 2023, foram efetivadas 22 contratações e 8 saídas de profissionais (colaboradores, terceirizados e estagiários), o que representa uma taxa de rotatividade de 10,5%. A diferença significativa em relação ao índice de 25% do período anterior deve-se, principalmente, à ampliação do quadro de colaboradores em 2023.

(GRI 401-1)

Total de contratações e saídas, por faixa etária e gênero

Avaliação do Programa de Estágio

O Programa de Estágio da Agência das Bacias PCJ segue boas práticas do mercado em relação a diversos aspectos, como triagem de currículos, dinâmica de grupo e alinhamento das atividades do estudante com o aprendizado. A avaliação desses e outros aspectos do programa foi realizada por um grupo de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi, fruto de uma parceria da instituição de ensino com a Agência das Bacias PCJ.

Durante três meses, estudantes do curso de Psicologia realizaram um estágio obrigatório na Agência das Bacias PCJ, quando conduziram rodas de conversa com os colegas da entidade sobre a percepção de cada um sobre o Programa de Estágio da Agência das Bacias PCJ e sobre carreira. O resultado foi um relatório de avaliação, com destaque para pontos de melhorias que deverão ser analisados para adequação e implementação futura.

Saiba mais

“A gestão de Recursos Hídricos passa por um cenário de constante evolução e, com isso, há necessidade de capacitação institucional para acompanhar a dinâmica do processo de gestão. A Agência das Bacias PCJ, para uso de suas competências, precisa manter-se capacitada para acompanhar os desafios impostos pelas mudanças nas políticas, nas regulamentações e nos avanços tecnológicos. Um corpo técnico forte e atualizado contribui para o atendimento dos objetivos da entidade, como braço executivo dos Comitês PCJ, e transmite credibilidade a todos os seus parceiros através de um ambiente de trabalho capacitado, amigável e na vanguarda de decisões técnicas, ambientais e sociais.”

Joaquin GarciaProfessor Doutor no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

¹O número total de colaboradores apresentado corresponde ao número de colaboradores que contribuíram para a carga horária de formação, não ao número de colaboradores em 31/12/2023.
²Data-base: dezembro/2023.
³Data-base: dezembro/2022.

Capacitações somam mais de 8.600 horas em 2023

Em média, foram ofertadas 109 horas de capacitação por profissional, em 2023, incluindo colaboradores próprios, estagiários e terceiros, chegando ao total de 8.604 horas no período.

(GRI 404-1)

Em comparação com o ano de 2022, observa-se que, em média, cada colaborador teve a oportunidade de participar de quase o dobro de horas de capacitação.

Capacitando para a vida

Em 2023, a A3P PCJ deu início a eventos envolvendo a temática “Capacitando para a vida”. Trata-se de um ciclo de capacitações com foco em temas visando a contribuir para com o aprendizado de todos os colaboradores, seja no aspecto profissional ou no aspecto pessoal. Ao todo serão doze eventos, que se estenderão para 2024. Os temas foram selecionados a partir de consulta realizada junto aos colaboradores.