Governança corporativa
Boas práticas de governança corporativa
Seguindo as boas práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para alguns processos internos, a Agência das Bacias PCJ adota como princípios básicos de Governança Corporativa a prestação de contas, a transparência e a responsabilidade corporativa.
Como forma de aperfeiçoar a governança na instituição, a Agência das Bacias PCJ prevê para 2022 a implantação de um sistema de gerenciamento de riscos dos projetos contratados, que também atende a uma exigência da certificação ISO 9001:2015. Para isso, serão mapeados os riscos de natureza de contratação e execução de contratos e estabelecidas medidas de mitigação para cada uma das categorias.
Prestação de contas
A prestação de contas é feita para oito diferentes instâncias, com periodicidades que variam de acordo com as regras de cada uma:
- Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
- Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)
- Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)
- Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO)
- Comitês PCJ
- Conselho Deliberativo da Agência das Bacias PCJ
- Conselho Fiscal da Agência das Bacias PCJ
- Auditoria Independente (contratada por meio de processo licitatório)
A Agência das Bacias PCJ ainda disponibiliza informações de forma proativa e faz parte do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão do Estado de São Paulo (SIC.SP), estrutura do Arquivo Público do Governo do Estado de São Paulo.
Com o advento da pandemia da Covid-19, os órgãos de controle externos passaram a adotar o sistema de prestação de contas de forma eletrônica, o que passou a vigorar de forma mais consolidada em 2021. Da mesma forma, algumas das auditorias destes órgãos, como a própria ANA, já foram feitas de forma virtual. (GRI 102-10, 102-15, 102-18)
Código de Ética
O Código de Ética da Agência das Bacias PCJ, aprovado pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, reforça a governança robusta e a gestão da instituição orientada para a integridade e a transparência. O documento reflete a cultura comportamental adotada na instituição, com base nas Declarações Corporativas, norteando as relações entre seus colaboradores e também com seus parceiros e o público externo. Saiba mais no capítulo Ética e integridade. (GRI 102-16)
Lei Geral de Proteção de Dados
A partir de 2021, todos os contratos feitos entre a Agência das Bacias PCJ e fornecedores contemplam cláusulas associadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018), referentes aos deveres e responsabilidades sobre dados pessoais e técnicos, muitas vezes sigilosos, de ambas as partes.
Estrutura de governança e poder decisório
A estrutura de governança da Agência das Bacias PCJ é composta por Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal. As normas de organização, funcionamento dos órgãos e as atribuições dos dirigentes estão detalhadas no Estatuto da Agência das Bacias PCJ. Os membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal são indicados pelas respectivas entidades eleitas, exercendo seus mandatos de forma voluntária, pelo período de dois anos.
Comissões, Comitês e Grupos de Trabalho da Agência das Bacias PCJ – formados por colaboradores – são responsáveis por tomadas de decisões, com validação das Diretorias da instituição, num processo dinâmico e participativo. (GRI 102-18)
Comissões e comitês internos em 2021
- Comissão de Pregão;
- Comissão de Seleção e Julgamento (acompanhamento e supervisão dos trabalhos relativos às seleções de fornecedores);
- Comissão de Licitação;
- Comitê de Qualidade;
- Comissão de Desfazimento;
- Comissão de Inventário;
- Comitê de Ética;
- Comissão A3P;
- Comitê Operacional A3P;
- Comissão de Sindicância;
- Comissão de Avaliação de Documentos e Acessos;
- Comitê de TI;
- Grupo de Trabalho – Modelos Padronizados;
- Comissão Relatório Institucional – 2021;
- Comissão da Revista de Gestão – 2021 ano base 2020; e
- Comissão de Seleção de Projetos dos Editais dos Recursos da Cobranças PCJ.
Conselheiros e Diretoria tomam posse para o biênio 2022-2023
Em 29 de outubro de 2021, no auditório do Museu da Água de Piracicaba, tomaram posse os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Agência das Bacias PCJ, com mandatos para o biênio 2022-2023.
O Conselho Deliberativo é composto por dezoito membros, que têm como principais atribuições apreciar e manifestar-se até o final de abril de cada ano sobre o relatório das atividades, a prestação de contas e o balanço geral do exercício anterior.
Já o Conselho Fiscal é constituído de três membros e seus respectivos suplentes, respeitado em sua composição a paridade entre o estado, os municípios e a sociedade civil. Suas competências também estão previstas estatuto da Agência das Bacias PCJ, dentre as quais a de opinar sobre o relatório anual de atividades, analisar o balanço geral e aprovar a prestação de contas.
No mesmo evento, os membros dos Conselhos deliberaram o cargo de Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ, encaminhado por indicação dos plenários dos Comitês PCJ. Por unanimidade, Sergio Razera teve o mandato renovado para o próximo biênio e se manifestou pela manutenção de Ivens de Oliveira como Diretor Financeiro e Administrativo e Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi como Diretora Técnica para acompanhá-lo no novo período.
Confira em informações institucionais os membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Formação e atribuições dos órgãos
Formação e atribuições dos órgãos
André Luiz Sanchez Navarro
Secretário Executivo dos Comitês PCJ.
O apoio logístico que a Agência das Bacias PCJ presta para as Câmaras Técnicas é uma maneira de manter a governança sobre o uso da água nas Bacias PCJ em discussão constante e em alto nível. E este é um diferencial dos Comitês PCJ.”
Eleição de coordenações das Câmaras Técnicas
Em 2021 também foram eleitas as coordenações das 11 Câmaras Técnicas (CTs) dos Comitês PCJ para a gestão 2021-2023, em reunião virtual, que contou com a participação de mais de 500 pessoas. A atuação das câmaras técnicas dos Comitês PCJ concretizam o modelo participativo da gestão, na qual todos os seus membros têm direito à voz e espaço. São 11 CTs temáticas que atestam a importância da variedade de visões técnicas no gerenciamento dos recursos hídricos, gerando embasamento para as decisões dos Comitês PCJ.
A posse da coordenação aconteceu logo após a eleição, com a definição da agenda de reuniões para os próximos dois anos, criação ou recomposição de grupos de trabalho e organização para a elaboração dos Planos de Trabalho.
As Câmaras Técnicas que elegeram suas coordenações foram as de Outorgas e Licenças (CT-OL); Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN); Monitoramento Hidrológico (CT-MH); Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID); Águas Subterrâneas (CT-AS); Saneamento (CT-SA); Saúde Ambiental (CT-SAM); Educação Ambiental (CT-EA); Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural); Plano de Bacias (CT-PB) e Uso e Conservação da Água na Indústria (CT- Indústria).