A3P

PACTO GLOBAL

ODS

Comunidades Locais

Recursos hídricos têm gestão participativa nas Bacias PCJ

O diálogo e a conduta ética pautam o relacionamento da Agência das Bacias PCJ com seus diversos stakeholders (órgãos de Governo – estadual, municipal e federal -, Ministério Público, órgãos de controle externo, sociedade civil, usuários de recursos hídricos, Comitês PCJ, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço, mídia, outros entes dos Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos e demais parceiros).

Garantir o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, a prestação de contas de forma transparente e a melhoria da qualidade de vida da sociedade são os principais objetivos deste relacionamento. A identificação dos grupos de partes interessadas e o engajamento para os temas da instituição ocorrem em diversos fóruns e oportunidades. (GRI 102-40, 102-42, 102-43, 413-Comunidades locais).

Comitês PCJ: modelo participativo e colaborativo de fórum, composto por órgãos e entidades governamentais, representantes dos municípios, usuários de recursos hídricos e organizações civis.

Desenvolvimento de políticas: ocorre nas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, a exemplo das Políticas de Mananciais, de Monitoramento Hidrológico, de Saúde Ambiental e de Educação Ambiental.

Plano de mídia: direciona a produção de materiais de campanha, com destaque para as mídias sociais.

Audiências públicas: subsidia a coleta de informações e opinião pública sobre determinados assuntos a exemplo das audiências promovidas para a revisão do Plano das Bacias PCJ.

Francisco Carlos Castro Lahóz

Secretário Executivo do Consórcio PCJ.

As Bacias PCJ são o terceiro parque industrial do Brasil, uma das maiores regiões de consumo da América Latina, um centro de excelência tecnológica e de amparo a saúde pública, gerando um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do Brasil. Para que tudo isso aconteça, a água se torna um produto essencial e garanti-la é a grande missão da Agência das Bacias PCJ, que compartilha seus desafios e ações com outras entidades e instituições que integram a chamada “Família PCJ” - formada pela Agência das Bacias PCJ, Comitês PCJ, Consórcio PCJ, Agência Reguladora (ARES) PCJ e Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) PCJ.”

Entidades que atuam nas Bacias PCJ

As entidades que atuam na região das Bacias PCJ apoiando a gestão dos recursos hídricos e que carregam a sigla PCJ são:

  • Comitês PCJ;
  • Agência das Bacias PCJ;
  • Consórcio PCJ;
  • ARES PCJ;
  • Ministério Público de São Paulo – GAEMA PCJ.

Engajamentos em 2021

Em 2021, foram promovidas diversas ações de engajamento com os stakeholders, com destaque para:

  • Renovação de membros dos Conselhos e das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ (saiba mais em Governança corporativa);
  • Movimento Jovem vem para o PCJ (veja detalhes no quadro a seguir);
  • Movimento PCJ pelo uso eficiente da água (veja a seguir);
  • Audiências públicas sobre a revisão do Plano das Bacias PCJ, bem como a referente ao Plano de Macrodrenagem do Rio Jundiaí (vide Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí);
  • Participação no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias (Encob) com a exposição do poster Governança Corporativa Transparência –Conformidade – Prestação de Contas – Global Reporting Initiative (GRI). (GRI 102-42)

Movimento PCJ pelo uso eficiente da água

A soma de fatores como a redução de chuvas pelo fenômeno La Niña, a quantidade de água abaixo do normal nos reservatórios do Sistema Cantareira e o aumento do consumo durante a pandemia são alguns dos principais causadores da escassez hídrica nas Bacias PCJ. Diante desse cenário, os Comitês PCJ lançaram, em setembro de 2021, o “Movimento PCJ pelo uso eficiente da água”, com o tema “A água é de todos. A estiagem também”. A iniciativa foi lançada com o propósito de dialogar com os principais usuários de água (municípios, indústria e meio rural) sobre conduta e providências em tempos de estiagem, com uma programação de reuniões periódicas, workshops técnicos, boletins para auxílio a decisões, entre outras ações. Também abrange a mobilização da sociedade para o tema, com uma campanha de comunicação em TV, rádio e redes sociais.

Um olhar jovem para os Comitês PCJ

“Jovem vem pro PCJ” foi o nome do projeto lançado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental com o objetivo de atrair jovens de 15 a 29 a se engajarem na causa pela água, seja pela participação em comitês mirins ou Conselhos Municipais de Meio Ambiente, ou por meio dos Comitês PCJ. A participação de jovens é de extrema importância para os Comitês PCJ, para trazer novos olhares e ideais, além de promover a renovação dos membros nos colegiados.

A iniciativa envolveu encontros virtuais, entre setembro e outubro de 2021, com diversos temas relacionados à água, ministrados por jovens profissionais que atuam na gestão das águas e do meio ambiente. Também foi criada uma sala de aula virtual para acompanhar os participantes por meio de orientação e tutoria. No total, o movimento agregou 93 participantes. Da Agência das Bacias PCJ, participaram jovens da Diretoria, Assessoria Ambiental, Secretaria Executiva e Coordenação de Gestão.

Comunicação ativa nas redes sociais

O Plano de Mídia é uma importante ferramenta para reforçar a atuação institucional da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ. Plataformas virtuais como as redes sociais são cada vez mais utilizadas para a divulgação de informações e interação com os públicos: posts no Facebook e Instagram, veiculação de vídeos no Youtube, participação em webinários, mesas redondas, programas de rádio, entre outras frentes de ação.

O site da instituição também representa uma plataforma de relacionamento, onde são divulgadas, entre outras, informações em atendimento à legislação, contemplando as atividades da Agência das Bacias PCJ relacionadas a exigências de órgãos reguladores.

Instagram:

• 1.419 seguidores, crescimento de 18,55% em relação a 2020;
• 3,3 milhões de impressões* totais e alcance de 2,9 milhões de pessoas em 2021.

facebook:

• 75,7 mil pessoas engajadas, crescimento de 183% em relação a 2020;
• 4,7 milhões de impressões* totais e alcance de 4,3 milhões de pessoas em 2021.

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