A3P
PACTO GLOBAL
ODS
Desde que a Agência das Bacias PCJ aderiu à A3P, o engajamento com os temas de sustentabilidade tem sido um grande direcionador da gestão de pessoas na instituição. Campanhas de incentivo à qualidade de vida, com temas voltados à ergonomia e saúde, são uma constante, ao lado de uma agenda de atualização de competências técnicas e comportamentais, que, desde 2020, ganharam formato online, em função do distanciamento social exigido pela Covid-19. (GRI 103-2, 401-Emprego)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ.
A Agência das Bacias PCJ tem uma equipe muito bem preparada e atualizada. E isso é fundamental para uma instituição que lida com informações que são essenciais para a gestão de recursos hídricos. Os profissionais estão alinhados, conhecem bem seu escopo de trabalho e têm conhecimento sobre o que está acontecendo nas Câmaras Técnicas para darem suas contribuições nas respectivas áreas de atuação. Outro papel importante da Agência das Bacias PCJ é a interlocução com as universidades, principalmente em questões chaves do Plano de Bacias em que há demanda de inovação e reflexão crítica acadêmica e, portanto, potencial de pesquisas, aprendizado e possibilidade de benefícios institucionais.”
Em dezembro de 2021, 57 pessoas compunham o quadro funcional da Agência das Bacias PCJ. Destes, 37 eram terceiros, com vínculo empregatício em regime CLT em empresas prestadoras de serviço. A contratação de colaboradores próprios, com exceção das funções de confiança definidas no Regulamento Interno, é feita por concurso público. Todos os colaboradores próprios cumprem jornada de período integral. (GRI 102-8)
Masculino | Feminino | Total | |
---|---|---|---|
Colaboradores próprios com contrato por prazo permanente | 8 | 5 | 13 |
Estagiários | 3 | 4 | 7 |
Colaboradores com contrato por prazo determinado ou temporário (terceiros) | 17 | 20 | 37 |
Data base: dezembro/2021
Fonte: Agência das Bacias PCJ
Programa de Estágio: foco no desenvolvimento da carreira
Em 2021, foram contratados sete novos estagiários em processos seletivos diferentes ao longo do ano. Por se tratar de um ano atípico e de combate à pandemia da Covid-19, a Instituição conduziu as entrevistas no formato online, em que os participantes puderam contar um pouco sobre si, bem como realizar exercícios, visando observar os pré-requisitos necessários para cada vaga.
Parte significativa do trabalho da Agência das Bacias PCJ é executada por colaboradores de empresas prestadoras de serviço, contratados no regime de CLT, que ficam lotados nas dependências da Agência das Bacias PCJ.
As relações de trabalho são orientadas pela Política de Terceirização da Agência das Bacias PCJ, instituída em 2020. O documento traz aspectos legais relacionados à administração pública, propõe elementos que deixam mais claro o conteúdo de editais e permite a inserção de exigências mínimas para a contratação de fornecedores para projetos ou atividades específicas. Também sugere que terceiros que atuem na Agência das Bacias PCJ tenham acesso a um pacote de benefícios compatíveis com o oferecido aos colaboradores próprios.
Em 2021, os terceiros representaram 65% da força de trabalho da Agência das Bacias PCJ.
Em 2021, a Agência das Bacias PCJ efetivou 14 contratações e 13 saídas de profissionais (colaboradores, terceirizados e estagiários, o que representa uma taxa de rotatividade de 22,8%, conforme tabela a seguir. Em 2020, a taxa de rotatividade foi de 13,6%. Esta diferença em relação ao período anterior se justifica pelo encerramento de contratos e ciclo de carreira profissional de alguns colaboradores, que saíram para vivenciar novas experiências profissionais. (GRI 401-1)
Taxa de rotatividade 2021¹ | Gênero | Contratações | Saídas | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2021 contratações | Homem | 30-50 | >50 | 30-50 | >50 | ||
2 | 4 | 0 | 2 | 4 | 0 | ||
Mulheres | 6 | 2 | 0 | 4 | 3 | 0 | |
Totais por faixa etária | 8 | 6 | 0 | 6 | 7 | 0 | |
Totais por gênero | Homens | 6 | 6 | ||||
Mulheres | 8 | 7 | |||||
Total de contratações e demissões | 14 | 13 | |||||
Taxas de contratação e saída 2021 | 24,6% | 22,8% |
Taxa de rotatividade 2020² | Gênero | Contratações | Saídas | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2020 contratações | Homem | 30-50 | >50 | 30-50 | >50 | ||
2 | 4 | 0 | 3 | 1 | 0 | ||
Mulheres | 1 | 1 | 0 | 3 | 1 | 0 | |
Totais por faixa etária | 3 | 5 | 0 | 6 | 2 | 0 | |
Totais por gênero | Homens | 6 | 4 | ||||
Mulheres | 2 | 4 | |||||
Total de contratações e demissões | 8 | 8 | |||||
Taxas de contratação e saída 2020 | 13,6% | 13,6% |
¹Data base: dezembro/2021
²Data base: dezembro/2020
Fonte: Agência das Bacias PCJ
Os colaboradores próprios da Agência das Bacias PCJ, que têm contrato em período integral, contam com os seguintes benefícios: seguro de vida, auxílio-creche (para mulheres, até que o filho complete 7 anos de idade), auxílio-alimentação, assistência médico-hospitalar e vale-transporte. (GRI 401-2)
A Agência das Bacias PCJ dá especial atenção à promoção do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. A sensibilização dos profissionais no início de cada atividade institucional também representa uma oportunidade de capacitação das equipes. As capacitações têm foco na excelência em gestão de projetos e do conhecimento tecnológico em recursos hídricos para que a instituição alcance sua Visão de Futuro.
As horas de participação em cursos e treinamento de todos os colaboradores (próprios, estagiários e terceiros) em 2021 somaram 2.854 horas de capacitação, o que resulta em uma média de 47 horas de formação por colaborador.
Os números informados são calculados com base nos certificados apresentados pelos colaboradores como comprovação de participação em capacitações. Em 2021, ocorreram muitos eventos em formato de lives, webinars e outros que não ofereceram certificados. Portanto, estima-se que algumas das participações não tenham sido contabilizadas formalmente, por ausência de tais certificados.
Além disso, não se pode desconsiderar o momento em que as oportunidades de participação em eventos eram muitas, somadas ao fato de que, no teletrabalho, todos os colaboradores ocupavam grande parte do tempo em videochamadas, o que pode ter contribuído para que a motivação para participar de capacitações tenha diminuído.
Categoria | Gênero | Total de horas | Média de horas | ||
---|---|---|---|---|---|
Colaboradores próprios | 2021² | 2020³ | 2021² | 2020³ | |
Homens | 173 | 430 | 19 | 54 | |
Mulheres | 269 | 163 | 54 | 23 | |
Subtotal | 442 | 593 | 32 | 40 | |
Terceirizados | Homens | 513 | 1.650 | 28 | 92 |
Mulheres | 1.611 | 2.305 | 70 | 100 | |
Subtotal | 2.123 | 3.955 | 52 | 96 | |
Estagiários | Homens | 62 | 239 | 15 | 119 |
Mulheres | 228 | 195 | 114 | 195 | |
Subtotal | 290 | 434 | 48 | 145 | |
Total por gênero | Homens | 747 | 2.319 | 24 | 83 |
Mulheres | 2.108 | 2.663 | 70 | 86 | |
Total geral | 2.855 | 4.982 | 47 | 84 |
¹Indicador calculado com base nos certificados apresentados pelos colaboradores como comprovação da participação. Em 2021, muitos eventos no cenário nacional foram realizados em formato de lives e webinars, que não ofereciam certificados, portanto, não foram contabilizadas, o que pode justificar a diferença em relação aos indicadores de 2020
²Data base: dezembro/2021
³Data base: dezembro/2020
Fonte: Agência das Bacias PCJ
A Avaliação de Desempenho, em vigência na Agência das Bacias PCJ desde 2019, é realizada por meio de questionários aplicados pelos gestores, com validação da Diretoria.
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que resulta da avaliação de cada colaborador, programado para ter início em 2021, foi implantado parcialmente, com uma rodada de capacitações que haviam sido identificadas em avaliações anteriores. O PDI é considerado pela instituição um instrumento fundamental promover a alta produtividade exigida para a atuação da Agência das Bacias PCJ e para o cumprimento de sua Missão e Visão de Futuro.
Aspectos integrantes do Programa A3P, a conscientização e o engajamento para o bem-estar e a qualidade de vida são tema de uma série de atividades para os colaboradores da Agência das Bacias PCJ. Em 2021, foram promovidas ações de motivação por meio de ferramentas de comunicação online e plataformas digitais, e eventos alusivos à datas, como a campanha “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e o “Dia da Árvore”, em que os colaboradores foram incentivados a pensar sobre temas relacionados, por meio de palestras e intervenções, e a praticar atividades físicas. Na ação relacionada ao Dia da Árvore, os colaboradores foram incentivados a registrar, por meio de um aplicativo, sua quilometragem da atividade física escolhida (corrida, caminhada). A ação faz parte da iniciativa “KM Solidário”, em que os quilômetros percorridos são convertidos a instituições. Saiba mais em www.kmsolidario.com.br.