RELATÓRIO INSTITUCIONAL DA
AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ 2021

RELATÓRIO INSTITUCIONAL DA
AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ 2021

Apresentação

4ª edição do Relatório Institucional GRI 2021

Relato com publicação anual

Esta é a quarta edição do Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ, estruturado a partir das Normas GRI Standards, da Global Reporting Initiative, organização multistakeholder, que orienta empresas e instituições sobre gestão e relato de práticas sustentáveis. Os indicadores GRI estão estruturados em normas econômicas, ambientais e sociais, que permitem mensurar o desempenho sustentável de empresas, entidades e empreendimentos em todas as dimensões.

Cada capítulo do relatório aborda um ou mais temas materiais (conheça todos em Materialidade, a seguir), apresentando os aspectos mais relevantes para direcionar a gestão e a comunicação da Agência das Bacias PCJ, considerando o contexto e os impactos de cada tema.

Indicadores GRI correspondentes a cada conteúdo estão apontados em todo o documento, bem como referências a outras agendas públicas às quais a Agência das Bacias PCJ aderiu, como os princípios do Pacto Global, que envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e Agenda Ambiental na Administração Pública (Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente). Saiba mais em Compromissos públicos.

O conteúdo ainda apresenta links como sugestões para aprofundamento de informações. (GRI 102-46)

Materialidade

A partir de um estudo feito em 2018, seguindo o Princípio da Materialidade da GRI, foram elencados os temas considerados relevantes para a Agência das Bacias PCJ. Para o presente relato, que tem como ano base 2021, foi feita uma revisão da materialidade, resultando na adaptação de um tema, a partir de uma análise que considerou os cenários interno e externo.

O tema “Ética e integridade” substituiu o tema “Anticorrupção”, por refletir com mais abrangência este conceito, relacionado à gestão, atuação e prestação de contas transparente.

Para cada tema material, foram selecionados e validados os itens de divulgação GRI (indicadores), que compõem o Sumário GRI (exemplo: 102-10). A revisão dos temas materiais não se refletiu nos indicadores reportados. (GRI 102-47, 102-48, 102-49, 102-50)

O Princípio da Materialidade identifica tópicos relevantes com base em duas dimensões: importância dos impactos econômicos, ambientais e sociais da organização; sua influência significativa sobre as avaliações e decisões dos stakeholders.

Identificação

Análise de fontes secundárias (documentos internos, diretrizes estratégicas, estudos, outros relatórios publicados, avaliações setoriais, entre outras) e entrevistas com os diretores da Agência das Bacias PCJ para levantamento da lista de temas considerados mais relevantes para a instituição.

Priorização

Priorização dos temas mapeados pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional, a partir da análise de cada tema e seus impactos.

Validação

Aprovação da lista de temas materiais pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional e Diretoria da Agência das Bacias PCJ, culminando em 12 temas materiais.

Revisão

Nova análise de fontes secundárias considerando os contextos de cenário interno e externo no ano de 2021, resultando na adaptação de um tema material.