Clique nos títulos A3P, Pacto Global e ODS para saber mais sobre cada iniciativa.
Como signatária do Pacto Global da ONU (2018), a Agência das Bacias PCJ reforça seu compromisso com a ética nos relacionamentos e com a transparência em sua atuação. Ao aderir ao Pacto Global, as organizações assumem também a responsabilidade de apoiar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são o principal pilar da Agenda 2030 da ONU.
O Código de Ética reflete a cultura comportamental adotada na instituição com base nas Declarações Corporativas (Missão, Visão e Valores) da Agência das Bacias PCJ. Seu principal objetivo é apresentar os valores e as principais expectativas da entidade quanto ao cumprimento de ações e de relações, também, baseadas em tais valores.
(GRI 2-26, 3-3)
100% dos membros dos órgãos de governança e dos colaboradores foram comunicados sobre políticas e procedimentos anticorrupção em 2023. Não foram realizados treinamentos a colaboradores sobre o Código de Ética no período.
(GRI 205-2)
“A ética e a integridade da Agência das Bacias PCJ são de fundamental importância e referência para outras regiões e entidades em todo país na aplicação de todos os mecanismos e instrumentos de gestão da água, especialmente, na aplicação dos recursos financeiros da cobrança, assegurando a efetividade, observância e boa aplicação dos mesmos, evidenciadas como reflexo de um zeloso aproveitamento dos recursos públicos arrecadados, que servem todos os dias como exemplo para o aperfeiçoamento da gestão pública, como compromisso com os valores éticos idôneos em benefício da sociedade.”
Lilian Cristina de M. G. BozziAssessora Jurídica no Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ
Apesar de ser uma entidade privada de direito público, sem fins lucrativos, por administrar recursos financeiros públicos provenientes da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e dos royalties pagos pelo setor hidrelétrico, a Agência das Bacias PCJ se coloca em um patamar público de prestação de contas, com a necessidade de implementação de ações para a reparação de impactos negativos. Para isso, conta com sistemas e fóruns como o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), reuniões com as Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, em especial a CT-Planejamento, criação de comitês e comissões internas conforme necessidade e cumprimento de metas do contrato de gestão firmado com a ANA.
(GRI 2-25)
Em atendimento à Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 e com o objetivo de aprimorar os instrumentos de atendimento às solicitações dos cidadãos e transparência pública, a Agência das Bacias PCJ faz parte do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC.SP) desde 2018. Além deste, a instituição possui outros dois canais disponíveis ao cidadão para solicitar informações, e-mail ou atendimento via telefone/presencial. Em 2023, foi dado continuidade ao projeto para a implantação de uma Ouvidoria, que deve ser instituída em 2024.
(GRI 2-26)