Clique nos títulos A3P, Pacto Global e ODS para saber mais sobre cada iniciativa.
A cadeia de fornecedores da Agência das Bacias PCJ é formada, principalmente, por empresas prestadoras de serviços, consultores e instituições de ensino e pesquisa. Os principais fornecedores atuam na prestação de serviços especializados para a gestão dos recursos hídricos e os contratos se dão por processos de licitação para os quais são considerados critérios técnicos, administrativos e legais.
Em função da obrigatoriedade ao atendimento da Lei de Licitação e Compras Públicas, se faz necessária ampla divulgação e a contratação de fornecedores de diferentes localidades, e não exclusivamente locais.
Para valores contratados até R$ 80 mil, a Agência das Bacias PCJ segue o que se estabelece no Art. 47 da Lei Complementar Federal nº 123/2006, que permite, neste caso, o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte. Com isso, a entidade contribui com o desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, com a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica. (GRI 2-6, 3-3)
“A relação comercial com a Agência das Bacias PCJ, traz diversas contribuições para a Acquaviva Eventos. Primeiramente, essa relação nos permite conhecer melhor as normas e as boas práticas de gestão dos recursos hídricos, que são essenciais para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, nos estimula a adotar medidas de uso racional da água e de redução de desperdícios, que geram economia e eficiência para a nossa empresa. Por fim, me aproxima de um parceiro institucional que tem como missão promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica em sua gestão organizacional, o que pode gerar oportunidades de cooperação e de aprendizado mútuo.”
Marcelo AcquavivaCEO da Acquaviva Promoções e Eventos
Fonte: Agência das Bacias PCJ
Data-base: dezembro/2023
Fonte: Agência das Bacias PCJ
Data-base: dezembro/2023
Selo Procell, práticas de manejo sustentável, utilização de plástico biodegradável, certificação FSC®, uso de materiais reciclados e de materiais atóxicos, entre outros critérios socioambientais (veja quadro a seguir), são adotados pela Agência das Bacias PCJ no processo de compras. Desde 2021, a entidade passou a utilizar a plataforma de pregão eletrônico do Banco do Brasil (Licitações-e), em atendimento a uma exigência da ANA.
(GRI 3-3, 204-1, 308-1, 414-1)
Fonte: RoHs (2020)
Nota: RoHS (Restrictions of the use of Certain Hazardous Substances) é uma diretiva adotada em fevereiro de 2003 pela União Europeia que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos.