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Desde a adesão ao Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em 2018, a Agência das Bacias PCJ vem consolidando uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais.
A instituição adota práticas relacionadas ao consumo consciente, por meio de três dos seis eixos temáticos do Programa A3P: Eixo 1: Uso Racional dos recursos e bens naturais, Eixo 2: Gestão Adequada dos resíduos gerados e Eixo 5: Compras públicas sustentáveis.
(GRI 3-3)
Contribuição do colaborador
“Nosso papel é supervisionar e comunicar as políticas do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, apoiando a Sustentabilidade Corporativa da Agência das Bacias PCJ e executando a Educação Ambiental dos Comitês PCJ.”
Felipe Rigo, Analista Ambiental da Sirius Consulting, a serviço da Agência das Bacias PCJ e representante da Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional.
“A adesão da Agência das Bacias PCJ à A3P, e consequente atuação por meio dos eixos temáticos, tem sido um convite para que cada colaborador pense e repense continuamente sua vida e seus hábitos a partir do olhar da sustentabilidade. Especificamente relacionado ao uso consciente de materiais, a A3P tem contribuído muito na sensibilização dos colaboradores, construindo conhecimento conjunto sobre a importância do uso eficiente dos bens naturais, sobre a importância da destinação correta de resíduos e fomentando também ações práticas nesse sentido.”
Aline de Fátima Rocha Meneses MouraAnalista Administrativa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) a serviço da Agência das Bacias PCJ
A Agência das Bacias PCJ adota procedimentos padrão de descarte de resíduos específicos, para destinação de forma ambientalmente correta. Muitos deles são doados para instituições sociais. Para isso, disponibiliza aos colaboradores o Guia de Resíduos A3P PCJ e locais específicos para coleta. Na sede são coletados resíduos produzidos pela entidade, tais como: lâmpadas LED, embalagens de café e resíduos de informática. Além disso recebe resíduos gerados externamente pelos colaboradores (esponjas de lavar louça, tampinhas plásticas, lacres de alumínio, materiais de escrita, pilhas e baterias).
Desde a implementação do Programa A3P PCJ, observa-se a redução de cerca de 78% do número de impressões realizadas na instituição, como mostra o gráfico a seguir. Porém, cabe justificar que, em 2023, houve um aumento no consumo total de impressões em relação a 2022, o qual está correlacionado com as prestações de contas efetuadas pela Agência das Bacias PCJ a órgãos gestores, que exigem a apresentação de relatórios impressos, bem como a organização de processos administrativos físicos, anteriores à implementação do Projeto ED Digital (Papel Zero).
O projeto da nova sede da Agência das Bacias PCJ, com critérios socioambientais e de acessibilidade, deve retomar o ritmo em 2024, já que seu quadro de colaboradores foi ampliado em 2023, o que traz a necessidade de oferecer condições melhores de qualidade de trabalho para seus profissionais. Da mesma forma, os desafios se estendem para o maior uso de materiais, o que leva a instituição a reforçar o gerenciamento do controle desses insumos.
A nova sede será construída no Parque Tecnológico de Piracicaba, no bairro Santa Rosa, em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2019.