Clique nos títulos A3P, Pacto Global e ODS para saber mais sobre cada iniciativa.
Os principais objetivos do relacionamento da Agência das Bacias PCJ com seus stakeholders são garantir o aprimoramento da gestão de recursos hídricos por meio do modelo participativo, a prestação de contas de forma transparente e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
São eles: órgãos de Governo – estadual, municipal e federal -, Ministério Público, órgãos de controle externo, sociedade civil, usuários de recursos hídricos, Comitês PCJ, colaboradores, fornecedores, produtores rurais e prestadores de serviço, mídia, outros entes dos Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos e demais parceiros.
O produtor rural, por exemplo, é um ator fundamental para a manutenção e a ampliação das fontes de água nas Bacias PCJ. Ao adotar boas práticas agropecuárias e de manejo sustentável dos recursos naturais, contribui para garantir a disponibilidade de recursos hídricos para suas próprias necessidades e também para a sustentabilidade hídrica.
(GRI 2-29)
“As boas parcerias que um produtor rural tem para cumprir sua missão no campo são impulsos importantes para mitigar os efeitos dos danos ambientais pelos quais sofre nosso planeta. Quando esse mesmo produtor preserva e incrementa a biodiversidade local, toda a população ganha água mais limpa, ar puro, alimentos saudáveis e gera muito mais vida. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), do qual também somos beneficiários aqui em Piracaia, tem o apoio da Agência das Bacias do PCJ e é uma ação que esperamos ser impulsionada com o Plano Municipal de Saneamento Rural e a Unidade Coordenadora de Execução (UCE).”
Dercílio Aristeu PupinProdutor rural beneficiário do Programa Produtor de Água (ANA) em Piracaia/SP
Visando a ampliar o desenvolvimento de uma compreensão integrada dos recursos hídricos que envolve múltiplos setores da sociedade, desde 2022 a Agência das Bacias PCJ promove apoio técnico à Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ para as contratações de ações relacionadas com capacitações e educação ambiental.
As ações incluem:
Outra ação desenvolvida foi o Projeto de Realidade Virtual, também conhecido como PCJ Virtual, envolvendo mais de 5 mil pessoas, entre adultos e crianças, em 2023.
Exposição do Projeto PCJ Virtual no município de Camanducaia (MG)
Fonte: Acervo da Agência das Bacias PCJ
Contribuição do colaborador
“O trabalho com as redes sociais é um facilitador no dia a dia para levar informação sobre o que é feito e qual o resultado que estamos tendo nas Bacias PCJ. É um trabalho que conecta pessoas ao nosso propósito.”
Stephanie Plats, Publicitária da INK Comunicação, a serviço da Agência das Bacias PCJ e representante da Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional.
2.158 seguidores no Instagram, 28,2% a mais do que em 2022, e 572,5 mil impressões* totais em 2023.
12,33% foi a taxa de engajamento do Facebook frente 4% em 2022, com 129,5 mil impressões* totais em 2023.
*Número de vezes em que o conteúdo foi exibido.