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Comunidades Locais

Gestão participativa

Os principais objetivos do relacionamento da Agência das Bacias PCJ com seus stakeholders são garantir o aprimoramento da gestão de recursos hídricos por meio do modelo participativo, a prestação de contas de forma transparente e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

São eles: órgãos de Governo – estadual, municipal e federal -, Ministério Público, órgãos de controle externo, sociedade civil, usuários de recursos hídricos, Comitês PCJ, colaboradores, fornecedores, produtores rurais e prestadores de serviço, mídia, outros entes dos Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos e demais parceiros.

O produtor rural, por exemplo, é um ator fundamental para a manutenção e a ampliação das fontes de água nas Bacias PCJ. Ao adotar boas práticas agropecuárias e de manejo sustentável dos recursos naturais, contribui para garantir a disponibilidade de recursos hídricos para suas próprias necessidades e também para a sustentabilidade hídrica.

(GRI 2-29)

“As boas parcerias que um produtor rural tem para cumprir sua missão no campo são impulsos importantes para mitigar os efeitos dos danos ambientais pelos quais sofre nosso planeta. Quando esse mesmo produtor preserva e incrementa a biodiversidade local, toda a população ganha água mais limpa, ar puro, alimentos saudáveis e gera muito mais vida. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), do qual também somos beneficiários aqui em Piracaia, tem o apoio da Agência das Bacias do PCJ e é uma ação que esperamos ser impulsionada com o Plano Municipal de Saneamento Rural e a Unidade Coordenadora de Execução (UCE).”

Dercílio Aristeu PupinProdutor rural beneficiário do Programa Produtor de Água (ANA) em Piracaia/SP

Educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos

Visando a ampliar o desenvolvimento de uma compreensão integrada dos recursos hídricos que envolve múltiplos setores da sociedade, desde 2022 a Agência das Bacias PCJ promove apoio técnico à Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ para as contratações de ações relacionadas com capacitações e educação ambiental.

As ações incluem:

  • Revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ;
  • Análise e organização de minutas de projetos de educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos para ser implementado junto a diferentes segmentos da sociedade;
  • Discussões sobre a viabilidade de parcerias visando a conceitualização de educadores da rede estadual de ensino;
  • Planejamento de capacitações, formal e não formal, envolvendo os membros dos Comitês PCJ;
  • Realização de Cursos Técnicos para Operadores de Estações de Tratamento de Água e Esgoto em parceira com o Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ e a Agência Reguladora de Saneamento – ARES PCJ.

Outra ação desenvolvida foi o Projeto de Realidade Virtual, também conhecido como PCJ Virtual, envolvendo mais de 5 mil pessoas, entre adultos e crianças, em 2023.

Exposição do Projeto PCJ Virtual no município de Camanducaia (MG)​
Fonte: Acervo da Agência das Bacias PCJ​

Oportunidades de relacionamento e engajamento

  • Comitês PCJ: modelo participativo e colaborativo de fórum, composto por representantes de órgãos de governo (municipal, estadual e federal), usuários de recursos hídricos e sociedade.
  • Desenvolvimento de políticas: ocorre nas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, a exemplo das Políticas de Mananciais, de Monitoramento Hidrológico, de Saúde Ambiental e de Educação Ambiental.
  • Plano de mídia: direciona a produção de materiais de campanha, com destaque para as mídias sociais, bem como fortalece a comunicação entre os Comitês PCJ e o público externo para ampliar o reconhecimento social e a mobilização em prol da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.
  • Audiências públicas: subsidia a coleta de informações e opinião pública sobre determinados assuntos a exemplo das audiências promovidas para a revisão do Plano das Bacias PCJ e sobre o plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Rio Capivari.
  • PCJ Virtual: um dos projetos de Educação Ambiental que promove a sensibilização sobre a importância da conservação e proteção dos mananciais.
  • Redes sociais: são cada vez mais utilizadas para a divulgação de informações e interação com os públicos – posts no Facebook e Instagram, veiculação de vídeos no Youtube, participação em webinários, mesas redondas, programas de rádio e o próprio site da instituição.

Contribuição do colaborador

“O trabalho com as redes sociais é um facilitador no dia a dia para levar informação sobre o que é feito e qual o resultado que estamos tendo nas Bacias PCJ. É um trabalho que conecta pessoas ao nosso propósito.”

Stephanie Plats, Publicitária da INK Comunicação, a serviço da Agência das Bacias PCJ e representante da Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional.​

2.158 seguidores no Instagram, 28,2% a mais do que em 2022, e 572,5 mil impressões* totais em 2023.

12,33% foi a taxa de engajamento do Facebook frente 4% em 2022, com 129,5 mil impressões* totais em 2023.
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