Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ 2023

Sobre este relatório

Dando sequência ao exercício de transparência e prestação de contas, esta é a sexta edição do Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ, produzido segundo referências das Normas GRI Standards. Cada capítulo traz os aspectos mais relevantes para direcionar a gestão e a comunicação da Agência das Bacias PCJ, considerando o contexto e os impactos de cada tema material.

Ao longo dos capítulos, indicadores correspondentes a cada conteúdo estão apontados com códigos GRI (exemplo: 2-23) e os textos apresentam links como referência e/ou sugestões para aprofundamento de informações.

O ciclo a que se refere este relatório, publicado anualmente, é do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

(GRI 2-2, 2-3)

O conteúdo

A organização do conteúdo é feita a partir de informações coletadas por meio da análise de materiais, dados e publicações, bem como entrevistas e coleta de depoimentos de stakeholders, planilha de acompanhamento interno de projetos e ações desenvolvidas pela Agência das Bacias PCJ.

O processo teve apoio de todas as coordenações e assessorias da entidade para o levantamento de dados e informações relacionados aos indicadores GRI, com validação da Comissão de Acompanhamento GRI PCJ, composta por colaboradores da Agência das Bacias PCJ.

O conteúdo aqui relatado foi aprovado em reunião dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Agência das Bacias PCJ.

Por que GRI?

A Global Reporting Initiative é uma organização multistakeholder, que orienta empresas e instituições sobre gestão e relato de práticas sustentáveis. As Normas GRI são as mais utilizadas no mundo para relatos de sustentabilidade. Os indicadores GRI estão estruturados em normas econômicas, ambientais, sociais e de governança, permitindo mensurar o desempenho da organização relatora em todas as dimensões da sustentabilidade.

Saiba mais

Materialidade

A avaliação da materialidade ajuda as organizações a se prepararem para riscos e oportunidades, além de contribuir para a melhoria da gestão de seus impactos. Ao utilizar os temas materiais para o Relatório de Sustentabilidade, a Agência das Bacias PCJ prioriza o relato dos temas que representam seus impactos mais significativos na economia, no meio ambiente e nas pessoas.

(GRI 2-14, 3-1)

Metodologia

O processo que definiu a materialidade da Agência das Bacias PCJ foi realizado em 2018, com revisões a cada ciclo de relato.