Reduzir as perdas na rede de distribuição de água das cidades é uma forma de manter a disponibilidade hídrica. Quanto menos se perde, menos se tira dos rios!
Uma das principais frentes de atuação da Agência das Bacias PCJ é o investimento em ações de combate às perdas de água, desde planos municipais até obras como troca de redes de distribuição, substituição de hidrômetros e ramais de ligação, entre outras.
Entre 1994 e 2023, foram investidos mais de R$ 325 milhões no combate às perdas de água nas redes de abastecimento por meio de 188 obras. Hoje, o índice de perdas no sistema é de 35 litros de água em cada 100 litros captados. A meta, segundo o Plano das Bacias PCJ 2020-2035, é reduzir esse número para entre 23 e 26% até 2035.
Projeto GisWater
Um dos destaques nessa área é o Projeto GisWater, em Capivari (SP), uma ferramenta inovadora voltada à diminuição das perdas de água na distribuição e à melhoria da gestão do sistema de abastecimento O projeto recebeu investimento de R$ 600 mil, e a expectativa é ampliar sua aplicação para outros municípios das Bacias PCJ.
Recursos disponíveis
Os municípios podem se inscrever nos editais lançados anualmente, com base na lista de priorização estabelecida pelo Plano das Bacias PCJ — documento que norteia os investimentos e ações em um território composto por 71 municípios paulistas e cinco mineiros.
Os recursos são provenientes das Cobranças PCJ Federal e Paulista (pelo uso da água em rios de domínio da União e do Estado de São Paulo) e da CFURH (Compensação Financeira pelo uso da água para geração de energia elétrica).
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.Aceitar