Nossos estudos alavancam investimentos de outros setores, como prefeituras e Governo do Estado de São Paulo. Viabilidade de barragens, águas subterrâneas e drenagens urbana e rural estão entre eles!
Desde a sua fundação em 1993, os Comitês PCJ apoiaram e financiaram inúmeros estudos em diversas áreas da Gestão dos Recursos Hídricos. Esses estudos mobilizam municípios e o governo estadual a investirem em obras necessárias ao desenvolvimento ambiental da nossa região.
Barragens de Pedreira e Duas Pontes
Um exemplo marcante é o estudo de viabilidade que deu origem à construção das barragens em Pedreira (SP) e Duas Pontes (Amparo-SP), atualmente em andamento. A iniciativa visa ampliar a segurança hídrica para 5,5 milhões de habitantes das Bacias PCJ. Juntas, as barragens terão capacidade de armazenamento de até 85 bilhões de litros de água — o equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas.
Mais recentemente, a Agência das Bacias PCJ investiu na elaboração dos Planos de Macrodrenagem das Bacias Hidrográficas do Rio Jundiaí e do Rio Capivari, , com foco no controle de cheias e prevenção de inundações.
Apresentação da Macrodrenagem do Rio Jundiaí
Apresentação da Macrodrenagem do Capivari
Os planos, que contemplam ações estruturais e não estruturais, foram debatidos em audiências públicas e agora contam com Relatórios Finais disponíveis, integrando o Plano de Recursos Hídricos das Bacias PCJ 2020-2035.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.Aceitar