Última reunião de 2021 foi no dia 16 de dezembro
16 de dezembro de 2021
Um balanço geral sobre o VI Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ foi um dos principais assuntos discutidos na 72ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS). O encontro, por videoconferência, foi realizado no dia 16 de dezembro.
O evento, organizado pela CT-AS, ocorreu em outubro, de forma virtual. Foram quatro encontros, um por semana. No total, foram 770 inscritos, com participantes de 14 estados brasileiros e de outros países. Somente o vídeo do primeiro dia teve mais de 1,1 mil visualizações no Youtube da Agência das Bacias PCJ. Os demais tiveram entre 500 e 800 visualizações.
Considerando os quatro dias de evento são mais de 3 mil visualizações. “Foi um sucesso”, comentou o coordenador da CT-AS, Vinicius Rodrigues. Um formulário de avaliação foi enviado por e-mail para todos os membros da CT-AS. Além da avaliação do evento, há também solicitações de temas para o próximo workshop, que deverá acontecer em 2023.
Na mesma reunião, os membros da CT-AS também debateram sobre o andamento do Plano de Trabalho do grupo para os anos de 2022 e 2023. Uma das atividades é a elaboração de um termo de referência para áreas de restrição e controle com base no diagnóstico hidrogeológico do Plano de Monitoramento de Águas Subterrâneas.
Esta e outras 16 deliberações foram apreciadas durante a 26ª Reunião Ordinária
10 de dezembro de 2021
Os Planos de Trabalho das 11 Câmaras Técnicas temáticas para os anos de 2022 e 2023 foram aprovados na 26ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ (CBH-PCJ, PCJ FEDERAL e CBH-PJ1). O encontro foi realizado por videoconferência nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2021. No total, 17 deliberações foram apreciadas e aprovadas. Algumas delas definem e direcionam a atuação dos Comitês PCJ nos próximos anos.
As atividades dos Planos de Trabalho das CTs estão divididas em três categorias: Demandas da Secretaria Executiva(A); Temas para discussão(B); e Eventos. Cada Câmara Técnica discutiu internamente neste semestre os detalhes de seu plano e apresentou para a Secretaria Executiva. “A aprovação pelo plenário, coloca a responsabilidade das CTs, nos próximos dois anos, no atendimento às ações desenhadas”, comentou o secretário-executivo, André Navarro.
Na reunião também foram aprovadas as deliberações que definem o orçamento de cada CT e que institui o Planejamento Anual de Atividades (PAA) dos Comitês PCJ para 2022. Além disso foram apreciadas as deliberações que instituem o Plano de Comunicação e o Plano de Capacitação dos Comitês PCJ.
Os membros dos plenários ainda aprovaram o Plano de Execução Orçamentária Anual das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (POA-PCJ), para o exercício de 2022; a matriz para o acompanhamento da execução física de ações do PAP-PCJ 2021-2025, para os exercícios de 2022 a 2025 e o Plano de Trabalho e proposta orçamentária anual da Fundação Agência das Bacias PCJ, no exercício de 2022.
No encontro, também foi aprovado o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ 2021 Ano Base 2020″ das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O relatório é um mecanismo de gestão destinado a avaliação da eficácia dos Planos de Recursos Hídricos, visando a subsidiar as ações dos poderes executivos e legislativos de âmbito municipal, estadual e federal. Outra deliberação aprovada foi a que institui a “Operação Estiagem 2022”.
A pauta completa pode ser acessada aqui.