| ÚLTIMAS

Reunião da CT-SA define próximos passos para o Plano de Trabalho 2025-2027

Pauta de encontro virtual foi centrada nesse tema

14 de agosto de 2025

As discussões sobre o Plano de Trabalho da Câmara Técnica de Saneamento(CT-SA) do mandato 2025-2027 foram o foco da 129ª Reunião Ordinária da CT, realizada nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, por videoconferência. O tema foi o principal item da pauta e serviu para que os membros debatessem sobre o planejamento desse documento.  O encontro, conduzido pelo coordenador Mateus Arantes, contou com uma apresentação da coordenadora-adjunta, Patrícia Ferreira Calegari, que expôs as ações e temas desenvolvidos pela CT-SA no Plano de Trabalho 2023-2025 (Página 48).

A proposta do novo plano será elaborada pela coordenação da CT e apresentada  na próxima reunião (130ª Ordinária), marcada para o dia 9 de outubro, às 9h, também de forma virtual. O documento será enviado previamente por e-mail aos membros. Arantes convidou todos a contribuírem com sugestões de temas a partir dos Cadernos Temáticos do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, com destaque para os de Enquadramento dos Corpos de Água Superficiais, de Garantia do Suprimento Hídrico e do Uso e Conservação da Água e do Solo no Meio Rural e Recomposição Floresta.

Após a aprovação pela CT-SA,  a proposta de plano será encaminhada até o dia 31 de outubro à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. O retorno da SE e Agência PCJ às câmaras técnicas ocorrerá até o dia 12 de dezembro de 2025, e a aprovação final pela CT será até 20 de fevereiro de 2026. Em março do próximo ano, os planos de todas as CTs serão apreciados na CT-PL e votados pelos Plenários dos colegiados.

O Plano de Trabalho das câmaras técnicas é dividido em três categorias:

Categoria A – demandas elencadas pela Secretaria Executiva a partir de deliberações dos Comitês PCJ, do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, do Planejamento Estratégico, do planejamento orçamentário e de solicitações da Agência das Bacias PCJ.

Categoria B – temas propostos pela própria CT para discussão nas reuniões.

Categoria C – eventos promovidos pela câmara, com possibilidade de até dois encontros de meio período.

No plano atual, a CT-SA promoveu o “Encontro de Perdas de Água”, em agosto de 2024, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o seminário sobre o Novo Marco Legal do Saneamento, em junho deste ano, na Embrapa, em Jaguariúna(SP).  

Na reunião, Gladis Matteo, da Sanasa Campinas, sugeriu o retorno do GT-Lodo, para debater ações relacionadas à geração e destino do lodo das Estações de Tratamento de Água (ETAs) nas Bacias PCJ, e a criação do GT-Rio Jaguari, para tratar da qualidade e proteção do curso d’água e de questões associadas às novas barragens de Pedreira e Amparo. “Quando participei do GT-Lodo, a proposta era econômica e tecnicamente viável e socialmente justa, porque o lodo não faz parte do esgoto. É um resíduo reciclável”, afirmou Gladis.

Arantes informou que o GT-Lodo será incluído na pauta do Plano de Trabalho da CT-SA e sua estruturação e composição deverão ser definidas na próxima reunião, em outubro. Sobre o GT-Jaguari, ele adiantou que a demanda será encaminhada para a Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico, que já acompanha o tema por meio do GT-Qualidade.

EVENTOS

No final da reunião, alguns membros divulgaram eventos relacionados à área de saneamento.  Silvana Turolla Broleze, da Prefeitura de Jaguariúna,  falou sobre a revisão das metas dos ODS e a audiência pública da ARES-PCJ sobre resoluções da ANA, convidando todos a contribuírem. Sabrina Rodrigues, da Sanasa Campinas, destacou o Encontro Técnico de Medição de Vazão em Curitiba na última semana de agosto e sua importância para a área de perdas. Já Luana Mattos de Oliveira Cruz, da Unicamp, citou um evento da Texas Tech University, em 18 de setembro, em parceria com a universidade brasileira, que será em inglês e presencial em Campinas.

Mateus Arantes aproveitou para ressaltar a importância da participação da coordenação da CT-AS em dois eventos em São Paulo (SP). Um deles foi o 11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nos dias 12 e 13 de agosto. O outro foi o FISA 2025 – Fórum Internacional de Segurança da Água, que aconteceu nos dias 12 e 13 de junho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support