“Encontro de Perdas de Água” reuniu mais de 100 pessoas na Unicamp
Incentivar os municípios a buscarem alcançar a meta do Plano das Bacias PCJ de reduzir as perdas de água no abastecimento em até 25% esteve entre os focos do “Encontro de Perdas de Água”, promovido pela Câmara Técnica do Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 22 de agosto, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com mais de 100 participantes.
Os palestrantes foram a especialista em Engenharia Urbana, Ceci Bueno de Caprio, e o economista Vicente Santos, ambos da GO Associados. O tema apresentado foi “A importância do Balanço Hídrico no combate a perdas do sistema de abastecimento de água”. Foram abordados assuntos como o balanço hídrico nos moldes da IWA (International Water Association), com discussões sobre vantagens e dificuldades para obtenção de dados, especialmente em municípios com baixa disponibilidade de informações, onde é necessário iniciar um modelo próprio para estas situações.
O coordenador da CT-SA, Mateus Arantes, ressaltou a importância do encontro. “A gente viu aqui o sucesso, mais de 100 pessoas participaram. Isso vem muito a engrandecer e no caminho do que a gente está trabalhando na Câmara Técnica, de buscar essa redução de perdas e trazer todo o conhecimento de outras regiões, de pessoas que estão fora do PCJ para dentro do PCJ para que possamos entender a realidade do país. E ali a gente vê com o erro dos outros para errarmos menos. Nós somos referência hoje para todo o país. Precisamos ter humildade e entender que muita gente está trabalhando direito. A ideia é trazer esse conhecimento do balanço hídrico de pessoas que estão trabalhando fora do PCJ, agregar com o nosso conhecimento e formar algo ainda mais sólido. Buscar esse 25% final de perda de toda a bacia é o nosso objetivo e a gente vai chegar lá”, destacou Arantes. Atualmente, a média nacional de perdas de água nos sistemas de abastecimento atinge alarmantes 40%.
Na opinião da secretária-executiva adjunta do CBH-PCJ, Caroline Bacchin, a atividade fomenta os municípios e serviços de água a buscarem melhorias no combate a perdas de água. “Esse evento é muito importante. É um tema que a gente tem como prioridade nas Bacias PCJ, porque vivemos em estresse hídrico. No nosso Plano de Bacias temos uma linha de financiamento específica, com prioridades para investimentos nessa área. Esse evento fomenta os municípios e os serviços de águas a buscarem melhorias. E os Comitês PCJ estão aí para auxiliar no que for possível, pra que a gente alcance as metas do nosso plano”, declarou.
A coordenadora-adjunta da CT-SA e coordenadora do GT-Perdas, Patrícia Calegari, explicou o objetivo e importância do encontro. “O evento foi promovido para conseguir engajar ainda mais o trabalho que estamos realizando no GT-Perdas. O balanço hídrico foi um tema muito discutido dentro do GT, um tema que entendemos que é deficiente na bacia e por isso trouxemos esse evento para tratar disso, para que os municípios conheçam essa ação e consigam trabalhar a gestão de perdas dentro do município”, comentou.
Para o diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, é mais uma etapa vencida no combate às perdas. “Foi mais uma etapa desse processo que estamos fazendo com a Câmara Técnica de Saneamento, para melhorar as normas para a aplicação dos recursos da cobrança para especificamente esse tipo de trabalho que é combate às perdas. Foi mais uma oportunidade de a gente aprender sobre as diversas etapas desse processo de combater perdas, que não é uma ação só, são várias ações. A experiência dos palestrantes, que são de uma empresa que presta consultoria para muitos municípios, para muitos estados, foi importante para a gente acertar o rumo que queremos dar para o combate às perdas na região”, concluiu Razera.