O tratamento de esgoto em áreas rurais é crucial para preservar a qualidade da água nas nascentes, por isso, os Comitês PCJ investem em soluções que unem tecnologia, planejamento e apoio direto aos produtores rurais para a preservação dos recursos ainda na fonte.
Projeto PIP para diagnóstico ambiental
Para planejar com mais precisão as ações no meio rural, os Comitês PCJ contam com o Projeto Integral de Propriedade (PIP) — um dos principais instrumentos da Política de Mananciais. O projeto realiza diagnósticos ambientais detalhados para identificar e corrigir problemas que afetam as nascentes na área rural, entre eles a ausência de saneamento adequado.
Até o momento, mais de 500 propriedades rurais já foram diagnosticadas, com um investimento total aproximado de R$ 4,5 milhões. Entre as ações estão a substituição de cerca de 240 sistemas rudimentares por sistemas com biodigestores.
Estudos e suporte aos municípios
Além das ações diretas no território, os Comitês também investem em estudos de diagnósticos e mapeamentos que fornecem dados e orientações técnicas aos municípios das Bacias PCJ. O objetivo é garantir que cada local tenha as ferramentas certas para desenvolver ações eficientes e sustentáveis.
Conheça nosso banco de projetos georreferenciado!
Plano Diretor para Recomposição Florestal
Para orientar os investimentos e garantir mais efetividade nas ações, os Comitês PCJ criaram o Plano Diretor para Recomposição Florestal, um instrumento que define diretrizes, estratégias, metas de curto, médio e longo prazo, critérios de seleção de projetos e áreas para recuperação.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.Aceitar