| ÚLTIMAS

Política de Mananciais é tema de palestra na CT-Indústria

Apresentação foi feita pelo coordenador da CT-RN, João Demarchi 

09 de fevereiro de 2022

“Política de Mananciais PCJ: a segurança hídrica é um desafio de todos”. Este foi o tema da palestra proferida na 83ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água na Indústria (CT-Indústria). O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, por meio de videoconferência. A apresentação foi feita pelo coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN), João Demarchi.  

“A visão dos Comitês PCJ é muito importante e o João tem essa visão”, justificou o coordenador da CT-Indústria, Jorge Mercanti. O objetivo foi o de ampliar as discussões sobre o assunto, essencial para a conservação da água. Demarchi explicou que a Política de Mananciais é composta por quatro programas: Recuperação de Áreas de Interesse (I); Pagamentos por Serviços Ambientais (II); Áreas sujeitas à restrição de uso com vistas à proteção de recursos hídricos(III); e Proteção da Mata Atlântica e Cerrado (IV). “Acredito que este ano vamos atingir diversos objetivos previstos”, comentou.  Demarchi destacou que as empresas podem investir nas ações de proteção de mananciais. “As indústrias têm um papel extremamente importante no fortalecimento das políticas ambientais municipais”, disse. Mais informações sobre a Política de Mananciais PCJ podem ser encontradas aqui.  

Na reunião, Mercanti também fez uma apresentação sobre a situação da crise hídrica na região, com um balanço sobre as chuvas de janeiro e fevereiro, além de previsões para os próximos meses. Ele ainda comentou sobre o Sistema Cantareira. “Vamos tirar da cabeça que barragem provoca enchente. Pelo contrário, barragem evita”, disse ao citar que a represa do Paiva Castro evitou uma tragédia ainda pior em Franco da Rocha.  

Na reunião, também foram feitas orientações para a implementação de atividades conjuntas entre CTs, previstas no Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035, no Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ, para o período 2022 a 2025, e nos Planos de Trabalho, para o mandato 2022-2023.   

Houve ainda definições sobre o enquadramento dos Grupos de Trabalho (permanentes ou temporários) e a frequência das suas reuniões, além da atualização da agenda de reuniões do GT-Integração. O objetivo quanto aos GTs é organizar melhor as atividades desenvolvidas em cada um deles. Cada Câmara Técnica pode ter até cinco GTs, três deles permanentes.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support