| ÚLTIMAS

CT-EA avalia Encontro “Água e Sensibilização” e planeja torná-lo anual

Reunião também tratou do movimento “Jovem, vem para o PCJ”, encontro das CTs de Educação Ambiental paulistas e do Mapa “Propriedade Rural Amiga da Água”

9 de dezembro de 2025

Uma avaliação sobre o encontro “Água e Sensibilização: fortalecendo a rede de Educação Ambiental nas Bacias PCJ” e a proposta de transformá-lo em um evento anual foram destaques da 135ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), realizada nesta terça-feira, 9 de dezembro, por videoconferência. As atividades foram conduzidas pela coordenadora-adjunta da CT-EA, Adriana Sacioto Marcantonio.

Realizado em 21 de outubro, em Louveira (SP), o encontro “Água e Sensibilização”  teve como foco a troca de experiências e boas práticas de educação ambiental relacionadas à água, destacando seu papel transformador na sociedade. Segundo Adriana, a repercussão positiva e o grande número de iniciativas inscritas motivaram a proposta da periodicidade anual e com realização nos períodos da manhã e da tarde. “Foi excelente, com experiências ricas e diversas, mas o tempo foi curto para trocas completas”, avaliou.

Os membros também sugeriram a criação de um caderno com os resumos das iniciativas apresentadas, bem como a implantação de uma plataforma virtual que reúna os projetos de educação ambiental das Bacias PCJ. “Que bom que foi presencial. Temos que valorizar olho no olho. Acho que não pode ficar nesse único encontro. Tem que ser contínuo, que a gente se estruture e se organize para ter esse cadastro”, destacou Kátia Gotardi, coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ. A proposta foi reforçada por Malu Palmieri, que considerou ideal a criação do ambiente virtual para registro e divulgação das experiências.

Jovem, vem para o PCJ!

Durante a reunião, foram apresentados repasses sobre a terceira edição do movimento, conduzidos por Kátia Gotardi e pela analista técnica Stefani Barros. Já foram selecionados 35 jovens de 23 entidades, juntamente com seus tutores, e realizadas as orientações iniciais. As reuniões com os participantes ocorrerão entre janeiro e fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no “hotsite”  do projeto.

Integração das CT de Educação Ambiental
Adriana também relatou o encontro presencial “Integração das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental do Estado de São Paulo – Diálogo Técnico para Comunicação e Capacitação no SigRH”, realizado em 3 de dezembro, na capital paulista, com participação de Kátia e Stefani.
Segundo a coordenadora-adjunta, o encontro foi “muito rico e bem estruturado”, com foco no fortalecimento das câmaras técnicas de EA. O material será enviado por e-mail aos membros da CT-EA e mais informações estão disponíveis no Portal Sigrh.

Mapa Rural Propriedade Amiga da Água

Outro repasse feito por Adriana e Kátia foi sobre a apresentação do “Mapa Propriedade Rural Amiga da Água”, realizado em 28 de novembro, em Campinas/SP. O projeto, que envolve a CT-Rural, CT-EA, CT-SAM e CT-Mananciais, vai ser desenvolvido tanto nos municípios paulistas quanto nos mineiros das Bacias PCJ.

Despedida

Na reunião, houve ainda a despedida deDanilo Resende de Moraes, que está deixando os Comitês PCJ neste mês, já que vai sair da DAE Jundiaí para trabalhar na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na Baixada Santista, onde foi convocado por meio de um concurso público.  “Quando a gente encontra pessoas que validam o nosso trabalho é gratificante demais”, disse Danilo, emocionado, agradecendo o apoio e o trabalho desenvolvido nos Comitês PCJ.

Danilo deixa a CT-EA e a CT-OL, e encerra sua suplência na CT-EA do CRH(Conselho Estadual dos Recursos Hídricos), onde representava a Prefeitura de Jundiaí. “Seu brilho é seu. Você fará a diferença onde for”, destacou Kátia. “Vamos sentir muito a sua falta”, completou Adriana.

Prêmio

Outro destaque foi o reconhecimento ao programa Educatrilha na Escola, desenvolvido pelo IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) e coordenado por Malu Palmieri, um dos vencedores do 9º Prêmio Ação Pela Água. Com 10 anos de atuação, o projeto já beneficiou mais de 15 mil pessoas e trabalha com diagnóstico da escola e da microbacia onde está inserida, promovendo ações alinhadas à sustentabilidade hídrica.

Próxima reunião

A próxima reunião da CT-EA (136ª Ordinária) está agendada para o dia 3 de fevereiro, a partir das 9h, por videoconferência. Na ocasião, os membros deverão finalizar o Plano de Trabalho da CT para 2026 e 2027.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support