Pauta de encontro virtual foi centrada nesse tema
14 de agosto de 2025
As discussões sobre o Plano de Trabalho da Câmara Técnica de Saneamento(CT-SA) do mandato 2025-2027 foram o foco da 129ª Reunião Ordinária da CT, realizada nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, por videoconferência. O tema foi o principal item da pauta e serviu para que os membros debatessem sobre o planejamento desse documento. O encontro, conduzido pelo coordenador Mateus Arantes, contou com uma apresentação da coordenadora-adjunta, Patrícia Ferreira Calegari, que expôs as ações e temas desenvolvidos pela CT-SA no Plano de Trabalho 2023-2025 (Página 48).
A proposta do novo plano será elaborada pela coordenação da CT e apresentada na próxima reunião (130ª Ordinária), marcada para o dia 9 de outubro, às 9h, também de forma virtual. O documento será enviado previamente por e-mail aos membros. Arantes convidou todos a contribuírem com sugestões de temas a partir dos Cadernos Temáticos do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, com destaque para os de Enquadramento dos Corpos de Água Superficiais, de Garantia do Suprimento Hídrico e do Uso e Conservação da Água e do Solo no Meio Rural e Recomposição Floresta.
Após a aprovação pela CT-SA, a proposta de plano será encaminhada até o dia 31 de outubro à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. O retorno da SE e Agência PCJ às câmaras técnicas ocorrerá até o dia 12 de dezembro de 2025, e a aprovação final pela CT será até 20 de fevereiro de 2026. Em março do próximo ano, os planos de todas as CTs serão apreciados na CT-PL e votados pelos Plenários dos colegiados.
O Plano de Trabalho das câmaras técnicas é dividido em três categorias:
Categoria A – demandas elencadas pela Secretaria Executiva a partir de deliberações dos Comitês PCJ, do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, do Planejamento Estratégico, do planejamento orçamentário e de solicitações da Agência das Bacias PCJ.
Categoria B – temas propostos pela própria CT para discussão nas reuniões.
Categoria C – eventos promovidos pela câmara, com possibilidade de até dois encontros de meio período.
No plano atual, a CT-SA promoveu o “Encontro de Perdas de Água”, em agosto de 2024, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o seminário sobre o Novo Marco Legal do Saneamento, em junho deste ano, na Embrapa, em Jaguariúna(SP).
Na reunião, Gladis Matteo, da Sanasa Campinas, sugeriu o retorno do GT-Lodo, para debater ações relacionadas à geração e destino do lodo das Estações de Tratamento de Água (ETAs) nas Bacias PCJ, e a criação do GT-Rio Jaguari, para tratar da qualidade e proteção do curso d’água e de questões associadas às novas barragens de Pedreira e Amparo. “Quando participei do GT-Lodo, a proposta era econômica e tecnicamente viável e socialmente justa, porque o lodo não faz parte do esgoto. É um resíduo reciclável”, afirmou Gladis.
Arantes informou que o GT-Lodo será incluído na pauta do Plano de Trabalho da CT-SA e sua estruturação e composição deverão ser definidas na próxima reunião, em outubro. Sobre o GT-Jaguari, ele adiantou que a demanda será encaminhada para a Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico, que já acompanha o tema por meio do GT-Qualidade.
EVENTOS
No final da reunião, alguns membros divulgaram eventos relacionados à área de saneamento. Silvana Turolla Broleze, da Prefeitura de Jaguariúna, falou sobre a revisão das metas dos ODS e a audiência pública da ARES-PCJ sobre resoluções da ANA, convidando todos a contribuírem. Sabrina Rodrigues, da Sanasa Campinas, destacou o Encontro Técnico de Medição de Vazão em Curitiba na última semana de agosto e sua importância para a área de perdas. Já Luana Mattos de Oliveira Cruz, da Unicamp, citou um evento da Texas Tech University, em 18 de setembro, em parceria com a universidade brasileira, que será em inglês e presencial em Campinas.
Mateus Arantes aproveitou para ressaltar a importância da participação da coordenação da CT-AS em dois eventos em São Paulo (SP). Um deles foi o 11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nos dias 12 e 13 de agosto. O outro foi o FISA 2025 – Fórum Internacional de Segurança da Água, que aconteceu nos dias 12 e 13 de junho.