O encontro, que aconteceu por videoconferência, também detalhou o simulador da revisão da cobrança pelo uso da água nas Bacias PCJ
05 de dezembro de 2024
As inovações no setor de saneamento não param de surgir. Uma dessas novidades foi apresentada na 124ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA), realizada no dia 5 de dezembro, por videoconferência. A solução, chamada Unifam, foi desenvolvida pela empresa Tigre e se destaca como uma alternativa para o tratamento de esgoto individual, sem a necessidade de conexão com redes coletivas.
Criada há 15 anos e comercializada há dois, a Unifam tem como diferenciais o alto desempenho ambiental, a facilidade de instalação, o custo reduzido e a baixa manutenção. O produto é especialmente voltado para comunidades ou regiões isoladas, onde a rede de esgoto não é viável por limitações técnicas ou econômicas. Durante a reunião, a solução foi apresentada por Fábio Rippe, engenheiro especialista de aplicação, e Jonatas Sousa, executivo de contas da Tigre.
“Foi muito importante apresentar nossa tecnologia aos colegas dos Comitês. A Unifam contribui para as metas de universalização do saneamento, especialmente em áreas onde soluções convencionais, como fossas e biodigestores, não chegam e colaboram para reduzir os índices de contaminação ambiental. Além disso, essas alternativas frequentemente apresentam custos elevados, tornando-se inviáveis para regiões afastadas. Compartilhar essa solução, que beneficia tanto a população quanto o meio ambiente, foi uma experiência muito gratificante”, destacou Rippe.
O coordenador da CT-SA, Mateus Arantes, ressaltou o valor da iniciativa. “Achei a ideia muito importante, por isso quis trazê-la ao conhecimento dos membros da equipe. Precisamos explorar novas possibilidades de melhoria no saneamento que atendam, especialmente, às populações rurais, frequentemente menos contempladas pelas redes convencionais”, comentou Arantes.
Durante a reunião, a Coordenadora-Adjunta da CT-SA, Patrícia Regina Ferreira Calegari, destacou os últimos temas discutidos no Grupo de Trabalho sobre Perdas de Água (GT-Perdas) e apresentou o andamento das iniciativas em desenvolvimento pelo grupo.
Nova cobrança pelo uso da água
Outro ponto de destaque foi a apresentação da nova cobrança pelo uso da água nas Bacias PCJ e do simulador associado a ela. A explanação foi conduzida por Lilian Cruz, analista administrativa da Agência das Bacias PCJ. Lilian detalhou o início da campanha de divulgação, iniciado em 21 de novembro, com envio de e-mails a usuários cadastrados, publicações nos canais oficiais da Agência e envio de ofícios sobre o hotsite já disponível.
“Estamos à disposição para esclarecer dúvidas sobre o simulador. Os interessados podem entrar em contato pelos nossos canais de atendimento: e-mail cobranca@agencia.baciaspcj.org.br ou pelos telefones (19) 3437-2100 – Opção 01”, informou Lilian.
Encerramento e próxima reunião
Após os informes finais, o coordenador e a coordenadora-adjunta da CT-SA agradeceram o empenho dos participantes ao longo do ano. “Agradeço a todos por dedicarem seu tempo à Câmara Técnica. Esse trabalho agrega muito ao dia a dia dos Comitês. Espero que, no próximo ano, tenhamos ainda mais contribuições e novos participantes, para continuarmos fortalecendo a nossa atuação”, finalizou Arantes.
A 125ª Reunião Ordinária da CT-SA está agendada para o dia 13 de fevereiro de 2025, às 9h, por videoconferência.