| ÚLTIMAS

Cerca elétrica com energia solar é tema de palestra no GT-Mananciais

Grupo também discutiu sobre Termo de Referência do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado

11 de novembro de 2022

A substituição de cercas convencionais por cercas elétricas com energia solar foi tema de apresentação realizada na 66ª Reunião do Grupo de Trabalho de Mananciais (CT-RN e CT-Rural). O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, por meio de videoconferência.

A palestra foi proferida por Ernesto Coser Netto, da empresa Datamars, especializada em cercas elétricas. “A ideia de trazê-lo para o GT-Mananciais é para que a gente incentive o melhor uso dessa ferramenta na cadeia de restauração florestal”, explicou João Demarchi, coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN). Após a apresentação, Ernesto pôde tirar as dúvidas dos participantes, entre eles, o coordenador da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural), João Baraldi.

Na reunião, os participantes também conversaram sobre a retomada das atividades do GT-SAA (Agência PCJ e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). O GT é responsável pela elaboração de um plano de trabalho para a parceria firmada em março de 2022 entre Agência das Bacias PCJ e SAA, que visa a proteção dos mananciais das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Outro assunto debatido foi a reestruturação do GT-Mananciais, que busca a maior adesão e participação dos membros para avançar na atualização da Política de Mananciais. “Hoje fiquei feliz que estamos em 30 pessoas”, ressaltou Demarchi. Em 2023, o GT-Mananciais planeja fazer pelo menos uma reunião presencial. O assunto ainda será formalizado com a Secretaria Executiva.

O grupo ainda discutiu sobre o Termo de Referência dos Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado. A ação está prevista no PAP PCJ (Plano de Aplicação Plurianual das Bacias PCJ) 2021 a 2025. O objeto é a contratação de uma empresa que faça uma capacitação sobre o tema, direcionada aos municípios, para que estes possam elaborar os planos.  A abertura do edital deve ocorrer ainda este ano, segundo a assessora ambiental da Agência PCJ, Marina Barbosa.

Houve ainda uma apresentação sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o PRA (Programa de Regularização Ambiental) e seus impactos na Política de Mananciais, realizada por Denis Herrison, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support