| DESTAQUES

CT-SAM promove 5º Seminário de Saúde Ambiental com sucesso de público e muitos elogios

A professora Dejanira de Fransceschi de Angelis foi a grande homenageada

27 de abril de 2022

A Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ realizou nesta terça-feira, dia 26 de abril, seu 5º Seminário de Saúde Ambiental, com o tema central “Segurança da Água no contexto da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ”. O evento foi transmitido pelo YouTube, contou com a participação de mais de 100 pessoas e recebeu muitos elogios.

O Seminário teve por objetivo propagar conhecimento, divulgar trabalhos e pesquisas em diversos temas relacionados à Saúde Ambiental, tais como qualidade da água, poluição por agrotóxicos, toxicidade, contaminantes emergentes, eutrofização, surtos e agravos, Plano de Segurança da Água, políticas públicas em saúde ambiental, entre outros.

Nesta edição, o tema “Segurança da Água” foi discutido em três eixos temáticos que dialogam com a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ: “Qualidade da água e contaminantes ambientais”; “Água para consumo humano: regulação, tecnologias aplicadas e segurança da água”; e “Sistema de informação ao consumidor e disponibilização de dados”.

“O mundo está passando por um momento de transição pós-pandemia e falar de Saúde Ambiental nesse momento é muito importante. É um assunto que tem uma relevância significativa por conta da magnitude dessas discussões. Debater esses temas tão bem colocados pela Câmara Técnica é de fundamental importância. Esse evento de hoje com certeza agrega muito conhecimento a todos os participantes”, ressaltou Sidney José da Rosa, presidente do CBH-PJ1(Comitê Mineiro) e 1º vice-presidente do PCJ FEDERAL.

O secretário-executivo do CBH-PCJ (Comitê Paulista) e do PCJ FEDERAL, André Luiz Sanchez Navarro, destacou também a importância do seminário e do trabalho desenvolvido pela CT-SAM. “É um evento importantíssimo, que traduz um pouco das intensas discussões de Saúde Ambiental que são realizadas pela CT-SAM, câmara técnica essa que ganhou uma maturidade ao longo do tempo. É uma das poucas câmaras técnicas que já tem sua política específica, aprovada no âmbito dos Comitês PCJ em 2018. Nossos esforços agora se centram para a importância de se entender como podemos atuar na melhoria da água para abastecimento das nossas populações”, observou.

Para o promotor de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia, do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente (GAEMA PCJ), de Campinas (SP), o trabalho da CT e dos Comitês PCJ é exemplar. “Gostaria de ressaltar a importância da CT-SAM e desse evento para a discussão da qualidade da água. Os Comitês PCJ têm um longo histórico como um comitê importante no Brasil devido à sua organização e capacidade de suas câmaras técnicas. Durante muitos anos, o comitê trabalhou a questão do saneamento e hoje caminhamos para chegar próximo a 100% em diversos municípios das Bacias PCJ. Até 2024, 2025, talvez estejamos com os melhores índices do Brasil. E agora estamos voltando o nosso olhar para a qualidade da água distribuída. A partir do trabalho que a CT-SAM vem desenvolvendo, com a elaboração do Manual de Segurança da Água, devemos avançar para sermos um comitê que provavelmente terá todos os seus municípios com o Plano de Segurança da Água”, comentou. 

Homenagem

Ao final do evento, a professora Dejanira de Fransceschi de Angelis foi homenageada pela CT-SAM e pelos Comitês PCJ “pela sua efetiva colaboração na CT-SAM por todos esses anos, pelo empenho e desejo ardente de concretizar a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ e a participação ativa em todas as discussões”. “Muito obrigado, estou muito emocionada. Eu vejo hoje o quanto que, através da Câmara Técnica, nós conseguimos evoluir para a qualidade de água, para a preocupação em relação à segurança da água. Roseane, você foi a alavanca para que esse tema de Segurança da Água florescesse junto ao Comitê de Bacias”, discursou Dejanira.

Transmissão

O Seminário contou com três mesas redondas e a participação de diversos especialistas entre palestrantes, moderadores e debatedores, e foi comandado pela coordenadora da CT-SAM, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza e pela coordenadora adjunta, Cassiana Maria Reganhan Coneglian.  O evento está disponível no vídeo ao lado e também no link https://bit.ly/VSeminárioCTSAM. Mais informações podem ser obtidas no site dos Comitês PCJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support