| ÚLTIMAS

PCJ Virtual é discutido durante reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental

Assunto foi tratado durante a primeira reunião do ano da CT-EA

07 de fevereiro de 2023

Foi realizada na manhã de terça-feira, 07 de fevereiro de 2023, a primeira reunião ordinária do ano da CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental). A atividade ocorreu por meio de vídeo-conferência e teve como um dos temas debatidos os encaminhamentos do projeto PCJ Virtual.

Ainda no início dos trabalhos, Danilo Resende, encarregado do setor de Educação Ambiental do DAE/Jundiaí, SP, fez a apresentação do município de Jundiaí, tido como anfitrião do encontro. Ele tratou do complexo educacional e ambiental do município que envolve o Jardim Botânico municipal, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, estes dois últimos sob a responsabilidade do DAE/Jundiaí.

Na sequência Andréa Borges apresentou as Demandas da CT-EA para 2023 como as datas de próximas reuniões dos GTs, entre outros. “Temos o GT-Educomunicação que precisamos renovar as discussões para tratar da organização, afinal, precisamos ir até esses jovens para chamá-los para participar dos Comitês. Também temos o GT-Política, onde precisamos unir esforços e trabalhar em cima dos resultados obtidos nas oficinas do ano passado, começando a analisar as propostas de revisão da política”, disse. Ficou estabelecido que 06/03, às 14h, para tratar do tema.

Como item seguinte da pauta, Everton Quiararia, assessor de comunicação da Agência PCJ, falou sobre as atualizações e o calendário do projeto PCJ Virtual, iniciativa elaborada entre 2018 e 2019, de caráter itinerante e que leva a mensagem de educação e educomunicação com base na tecnologia, por meio de óculos de realidade virtual. “Não é tão fácil deslocar as crianças para os locais de preservação, mas por meio do PCJ Virtual conseguimos fazer isso, ensinando e educando por meio desta ação. Firmo aqui o nosso compromisso e a disponibilidade de levar o projeto a outros pontos de nossas bacias”, afirmou Everton. Ele ainda destacou a possibilidade de atualização do jogo para que em novas versões possam ser retratadas outras localidades das bacias para aproximar ainda mais a atividade de outros pontos. “O projeto foi idealizado para percorrer, principalmente, eventos de grande circulação de visitantes, como festas públicas. Houve o impedimento natural causado pela pandemia, e com isso uma mudança na estratégia de visitas para que os locais alvos do projeto sejam escolas públicas municipais, com a iniciativa direcionada especialmente a estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental”, afirmou.

Posteriormente houve a deliberação sobre novos membros sendo: da P.M. de Analândia o titular: Rafael Dimitrius Carneiro e como suplente: Claudio Alex Gonçalves Carvalho. Da mesma forma, da P.M. de Americana titular: Katia Cristina Mansette Birke tendo como suplente: Antonio Sidney Franzatto Coelho. Os nomes foram aprovados por unanimidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support