| DESTAQUES

Workshop da CT-SA amplia debate sobre “Reúso da água, Remoção de Nutrientes e Tratamento do Lodo”

Evento contou com um webinar e duas visitas técnicas em Campinas

20 e 21 de outubro de 2022

Um workshop organizado pela Câmara Técnica de Saneamento e pela Secretaria Executiva dos Comitês PCJ debateu o “Reúso da água, remoção de nutrientes e tratamento do lodo” nos dias 20 e 21 de outubro. No primeiro dia, a CT-SA realizou um webinar pelo YouTube. No segundo dia foram feitas duas visitas técnicas, uma na EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) Capivari II e outra na Usina Verde de Compostagem, em Campinas (SP).

“Este é um evento da máxima importância para ampliar as discussões e qualificar o debate sobre questões de segurança hídrica, de saneamento, de sustentabilidade dos serviços e dos prestadores de serviços de tratamento de esgoto e processamento de resíduos. Então isso deve contribuir, deve inspirar muitas pessoas, profissionais, especialistas empresas a melhorar, ampliar, enfim, a poder sempre aprimorar os seus serviços, suas atividades”, ressaltou o coordenador adjunto da CT-SA, Luís Eduardo Gregolin Grisotto.  

O secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro, também ressaltou a importância do workshop, especialmente em relação ao Plano das Bacias PCJ. “Além de todos os tópicos de importância que o Grisotto salientou aqui, três temas muito caros para a implementação do nosso Plano de Bacias. Temas umbilicalmente ligados ao cerne do Plano. Quando a gente fala de reúso, pela importância do tema aqui para a região, nosso plano trouxe um índice de favorabilidade para o reúso e a perspectiva de elaboração de um Plano Diretor de Reúso de Água para as Bacias PCJ dentro desse horizonte de 2020 a 2035. Quando a gente fala da remoção de nutrientes, um dos grandes objetivos do Plano também foi trabalhar a questão de como se atingir o enquadramento até 2035 e os nutrientes acabam tendo uma importância fundamental em razão das novas barragens que temos em construção, Duas Pontes, Pedreira e Piraí. A importância dessas barragens para a segurança hídrica da Bacia e também de que elas não sejam eutrofizadas. Então, a remoção de nutrientes especialmente nas bacias de contenção para essas barragens é muito importante. E com o tratamento de lodo com novas tecnologias, possivelmente aplicação de membranas, teremos mais lodo para lidar também. Então, acho que foi muito bem dimensionado o conteúdo”, comentou Navarro.   

“É um evento de suma importância para o futuro de nossa região. Nós estamos aqui numa das regiões mais desenvolvidas do país, com uma população que vem crescendo  assustadoramente. Temos um problema de escassez hídrica importante. Temos esse problema da eutrofização dos nossos reservatórios, que é uma coisa que a gente tem que pensar. E a gente compartilha recurso hídrico com a Região Metropolitana. Toda a água para a gente é uma água cara, complicada da gente trabalhar. E essas tecnologias que vão buscar o reúso, a remoção de nutrientes e consequentemente vão gerar mais lodo não podem ser menosprezadas aqui. A gente tem que colocar em discussão, a gente tem que colocar isso em prática”, destacou o coordenador da CT-SA, Mateus Arantes.  

O evento teve como objetivo aprofundar discussões sobre o papel dos municípios, empresas e indivíduos na promoção e na melhoria das condições de saneamento ambiental nas Bacias PCJ, com ênfase na eficiência dos sistemas de tratamento de esgotos e a viabilidade da utilização de águas de reúso.

No webinar, especialistas debateram aspectos relevantes do reúso de água e da eficiência das ETEs, com ideias e contribuições importantes para o avanço do saneamento e da sustentabilidade nas Bacias PCJ. O público-alvo foi formado por membros de comitês de bacias hidrográficas, colaboradores de empresas de saneamento e de serviços de água, estudantes e demais interessados no assunto.

No total, foram proferidas três palestras. A primeira sobre o Reúso de Água nas Bacias PCJ, com o professor José Carlos Mierzwa. A segunda sobre Remoção de nutrientes em ETE’s, com o professor Pedro Alem Sobrinho. A terceira sobre a Usina Verde de Compostagem (exemplo de tratamento do lodo), com Ernesto Dimas Paulella, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas, e Alexandre Gonçalves, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da mesma secretaria. O conteúdo do webinar pode ser assistido no canal do YouTube da Agência das Bacias PCJ, pelo cursor ao lado.

Visitas Técnicas

Confiram, nesta página, as fotos das duas visitas técnicas realizadas na manhã de sexta-feira à EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) Capivari II e à Usina Verde de Compostagem, ambas em Campinas (SP). “As visitas vieram fechar com brilhantismo esse evento de suma importância para o futuro de nossa região. Se entendemos que é necessário partir para tratamentos a nível terciário e o trabalho desenvolvido pela Sanasa com membranas na EPAR Capivari tem se mostrado um sucesso, é nele que devemos nos espelhar. Da mesma forma, o tratamento por membrana remove muito mais sólidos do efluente, gerando um aumento do lodo de ETE. E tal lodo tem um potencial gigantesco a ser explorado ambiental e comercialmente. Conhecer essa nova experiência da Prefeitura de Campinas com a Usina Verde de Compostagem agrega a todos os municípios e empresas de saneamento”, concluiu Mateus Arantes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support