Desafios e soluções da água potável são discutidos em seminário da CT-SAM
VI Seminário de Saúde Ambiental foi realizado no dia 27 de junho, em Limeira
27 de junho de 2023
“Água potável: Desafios e soluções para a garantia desse direito humano” foi o tema do VI Seminário de Saúde Ambiental, promovido pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ na terça-feira, dia 27 de junho, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento, em conjunto com a 100ª Reunião Ordinária da CT, aconteceu na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp), em Limeira (SP), e contou com diversas apresentações de especialistas e debates com os participantes.
“O seminário foi excelente. Nós abordamos um tema que é a água e com palestantes que trouxeram a questão das contaminações, da importância da água, do tratamento. Então, nós cobrimos todas as etapas que a gente achou importante nesse seminário, trazendo desde o manancial até o tratamento e trazendo para o público presente a importância da preservação da água, do tratamento e acima de tudo, das políticas públicas. Acredito que o evento cumpriu o seu objetivo”, avaliou a coordenadora da CT-SAM, Roseane Maria Garcia Lopes Souza.
Além de Roseane, a mesa de abertura foi formada por Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ; Cassiana Maria Reganhan Coneglian, coordenadora adjunta da CT-SAM, Carmenlucia Santos Giordano Penteado, diretora associada da FT Unicamp, e Jean Ferreira, vereador de Iracemápolis. O objetivo do seminário foi o de fortalecer o desenvolvimento de ações relacionadas à Saúde Ambiental em diferentes setores, visando ao uso sustentável da água e à saúde da população.
Razera destacou a importância de seminários desse tipo para divulgar os avanços da área. “A gente vê nesses encontros a participação das universidades com seus estudos, com as suas pesquisas que, ao mesmo tempo, vai nos alertando para o nosso planejamento, ou seja, o que fazer para resolver determinados problemas, como contaminantes emergentes, a questão das cianobactérias, que foi discutida aqui, a questão do tratamento dos resíduos sólidos. Então, por tudo isso, a participação nesses seminários é de fundamental importância. Eu aprendo muito cada vez que eu venho nesses eventos e a gente sempre leva isso para a nossa vida, no planejamento dos Comitês PCJ, que precisa cada vez mais avançar. Então, a nossa Câmara Técnica de Saúde Ambiental está de parabéns por esse evento, porque ela pensa a nossa água, a na nossa situação daqui 20, 30 anos. Lógico, olhando o atual momento, que não é tranquilo, as nossas águas não são águas é tão seguras do ponto de vista da qualidade. Então a gente precisa, sim, olhar para a situação atual e planejar o nosso futuro, com as ações que precisam ser feitas para minimizar isso. A Agência e os Comitês PCJ, com toda a sua estratégia, tem preocupação e está à disposição para tratar desse espaço”, ressaltou Razera.
O seminário contou com três mesas temáticas relacionadas à Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ. A primeira mesa discutiu a “Contaminação da água”, com a moderação de Ivan Canale e as palestras de Cassiana Montagner, do Instituto de Química da Unicamp, e Lívia Fernanda Agujaro, da Cetesb. A segunda mesa abordou a “Tecnologia e Gestão de Saneamento”, moderada por Karen Cristina Tasaka, e contou com as apresentações de Ângela do Bernardo, da Hidrosan Engenharia, Gilson Luis Merli, da RAD/Consultoria e Gestão Especializada em Saneamento, e Carmenlucia Santos Giordano Penteado, diretora da FT Unicamp. A terceira mesa tratou da “Integração dos Planos Diretores e Comunicação de Partes Interessadas”, com a moderação de José Luiz Martini e as palestras de Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite e Alexandre Luiz Tonetti, ambos da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV).
Ao final do evento, foram homenageados os ex-coordenadores da CT-SAM: Lívia Fernanda Agujaro (CETESB) – Mandatos: 1995-1997, 1997-1999, 1999-2001, 2001-2003, 2003-2005 e 2003-2007; Audir Antonio Cominetti (Secretaria da Saúde) –2007-2009 e 2009-2011; Dejanira de Franceschi de Angelis (SORIDEMA) –2011-2013; Lúcia Vidor de Sousa Reis (CETESB) –2013-2015 e 2019-2021; Adriana Fabiana Corrêa (IPSA) – 2015-2017 e 2017-2019; e Luciana de Souza (IPSA-C): 2019-2021. O reconhecimento foi “pela dedicação, presteza e pujante atuação” nas iniciativas dos Comitês PCJ e, em especial, na atuação da CT-SAM como coordenadores(as).
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.Aceitar