A importância dos Planos Municipais de Saneamento Rural foi reforçada pelo webinar da Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água no Meio Rural (CT-Rural) dos Comitês PCJ no dia 21 de agosto. Com o nome “Planos Municipais de Saneamento Rural: Caminhos para a Sustentabilidade e a Saúde”, o evento foi acompanhado por mais de 120 pessoas no YouTube da Agência das Bacias PCJ. A ideia agora é a de criar um GT (Grupo de Trabalho) para discutir e aprofundar questões relacionadas ao Saneamento Rural. As definições devem ocorrer na próxima reunião ordinária da CT-Rural (161ª), no dia 27 de setembro, por videoconferência.
A abertura do evento contou com a participação do coordenador da CT-Rural, João Baraldi; coordenadora-adjunta, Melissa Sampaio; secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva; diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera; e do presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Alexandre Ribeiro Motta.
O primeiro painel, sobre Planos Municipais para a Área de Saneamento Rural, foi moderado por Ana Lucia Brasil (ABES-SP), e teve duas palestras, uma sobre a Avaliação dos Planos Municipais de Saneamento Rural dos Comitês PCJ, com o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e outra com a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Rural de Itatiba, pelo engenheiro ambiental Dennis Lai.
No Painel 2, “A importância do Saneamento Rural para o Desenvolvimento Sustentável”, o moderador foi o promotor de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia (MP-SP/ GAEMA Núcleo PCJ Campinas), e houve duas palestras, uma sobre a “Implementação dos Planos Municipais de Saneamento Rural: Desafios, Oportunidades e Fontes de Investimento”, com Alexandre Ribeiro Motta (Funasa) e outra sobre o Plano de Amostragem da Qualidade da Água para Consumo Humano na Área Rural, com Roseane Garcia de Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ (CT-SAM).
No terceiro e último painel, “Qualidade da Água no Meio Rural”, moderado por Melissa Sampaio, a primeira palestra foi com Adam Douglas Sebastião Pinto(Funasa), sobre o “Monitoramento da Qualidade da Água como Ferramenta Indispensável de Sensibilização e participação da População Envolvida”. A segunda palestra foi sobre Tecnologias de Saneamento para a Área Rural, com Adriano Luiz Tonetti (FECFAU/Unicamp). Roseane Garcia de Souza (ABES-SP) concluiu o Painel 3, com apresentação sobre “A importância dos Planos de Segurança da Água para os Planos Municipais de Saneamento Rural”.