| FEVEREIRO 2021

Prefeito de Camanducaia é eleito secretário-executivo adjunto do CBH-PJ1

Eleição ocorreu no dia 26 de fevereiro durante Assembleia Ordinária do comitê mineiro

26 de fevereiro de 2021

O novo secretário adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1) é o prefeito de Camanducaia (MG), Rodrigo Alves de Oliveira. A eleição ocorreu durante a 1ª Assembleia Ordinária de 2021 do comitê mineiro, realizada por meio de videoconferência no dia 26 de fevereiro.

No encontro também foram definidas as datas para o calendário de reuniões deste ano e apresentadas as atividades realizadas na área de abrangência do CBH-PJ1 pela Agência das Bacias PCJ. Entre as ações estão as de recuperação, conservação e proteção de mananciais e de saneamento e garantia de suprimento hídrico.

Houve ainda discussão sobre o Plano de Ação do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia e a indicação dos membros do CBH-PJ1 para a CT-PL (Câmara Técnica de Planejamento) e Plenário Federal dos Comitês PCJ na gestão 2021 a 2023.

Plano das Bacias tem apoio de Câmara Técnica

Grupo deve atuar na temática pesquisa e inovação

26 de fevereiro de 2021

Como a Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) pode contribuir com a implantação do “Plano das Bacias PCJ 2020-2035”?

Este foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do grupo, realizada de forma online, dia 26 de fevereiro.

Na ocasião, o coordenador de Sistema de Informações da Fundação e coordenador do trabalho, Eduardo Leo, revelou a importância da parceria da CT-ID na temática pesquisa e inovação, nas questões relacionadas aos avanços e desenvolvimento tecnológicos apresentados pelo Plano de Bacias.

“Este trabalho conjunto com as Câmaras Técnicas é importante para que todos os membros dos Comitês PCJ internalizem o Plano de Bacias, compreendam sua importância e relevância”, afirmou Leo.

PUC e Agência da Bacias PCJ realizam estudo em conjunto

Trâmites da iniciativa foi apresentada durante a CT-RN

24 de fevereiro de 2021

Uma análise e designação dos indicadores de sustentabilidade aplicados ao Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ será elaborada pela PUC Campinas em parceria com a Agência das Bacias PCJ. O Termo de Cooperação precisa ser assinado e no prazo médio de 30 dias um Termo Aditivo deve consolidar a cooperação.

Os trâmites do trabalho foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, durante reunião online da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN). O encontro foi coordenado por João José Demarchi e contou com a participação do professor da PUC Campinas, Duarcides Mariosa.

O estudo contará com a participação de pesquisadores, docentes e alunos da instituição de ensino. As diretrizes do III Sustentare e VI Wipis, marcado para novembro deste ano, também foram debatidas.

GT-Integração deverá unir ações e decisões das Câmaras Técnicas

Primeira reunião do grupo foi realizada em fevereiro deste ano  

23 de fevereiro de 2021

Propor e consolidar a realização de ações que envolvam mais de uma Câmara Técnica dos Comitês PCJ é um dos principais desafios do GT (Grupo de Trabalho) – Integração, que fez no dia 23 de fevereiro, sua primeira reunião. 

O encontro foi por videoconferência. O grupo é formado pelas coordenações de todas as CTs e vinculado à Câmara Técnica de Planejamento. Um dos assuntos debatidos foi a apreciação da Regimento Geral das Câmaras Técnicas elaborado pelo GT-Regimento (CT-PL). Os participantes também definiram a agenda de trabalho e cronograma para as próximas reuniões do GT. 

A Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ participou da reunião e destacou que a comunicação é uma importante ferramenta de integração, com isso revalidou junto aos membros dos colegiados a disposição em divulgar o andamento dos trabalhos. 

O GT-Integração foi criado para ser um espaço de discussão sobre a integração da atuação das CTs. Nos últimos anos, foi se intensificando a interação entre as CTs, na organização conjunta de eventos e reuniões, e na discussão de temas afins, cada uma colocando suas perspectivas específicas. Tal interação têm sido muito produtiva, como observado, por exemplo, durante a elaboração do Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035. A criação do GT vem, assim, fortalecer esse processo de integração, aperfeiçoando a tomada de decisão dos Comitês PCJ sobre os diversos aspectos que envolve a gestão dos recursos hídricos”, ressaltou o secretário executivo do CBH-PCJ e PCJ-FEDERAL, André Navarro.  

CT-EA quer atrair jovens para os Comitês PCJ

Projeto está sendo desenvolvido e deve ser lançado este ano

23 de fevereiro de 2021

“Jovem vem pro PCJ” é o nome do projeto que está sendo desenvolvido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e deverá ser lançado ainda este ano. O objetivo é atrair o pessoal mais jovem a se engajar na causa pela água e ingressar nos Comitês PCJ.

O assunto foi tratado na 104ª Reunião Ordinária da CT-EA, realizada por videoconferência no dia 23 de fevereiro de 2021.

Na mesma reunião, os membros da câmara técnica também debateram sobre a revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

O projeto “Jovem vem pro PCJ” também foi discutido no dia 11 de março durante a 8ª Reunião Ordinária do GT-Educomunicação (GT-EDUCOM). A ideia é fazer um evento de lançamento no final do ano.

A Coordenação da CT-EA é formada por Ana Lúcia Floriano Vieira(coordenadora); Fernando Grion(coordenador-adjunto), e Maria Karolina Silva Tamberlini(secretária).

CT-PB define atividades online de 2021

Iniciativa está entre os desafios da implantação do Plano de Bacias PCJ

19 de fevereiro de 2021

As atividades online que serão realizadas ao longo de 2021, assim como a elaboração do Relatório sobre Avanços, Desafios e Perspectivas sobre o Enquadramento dos Corpos D`Água Superficiais nas Bacias PCJ foram temas debatidos durante reunião da Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB).

O encontro online foi realizado na tarde do dia 19 de fevereiro. O documento é tido como um dos primeiros desafios na implantação do Plano das Bacias PCJ 2020-2035.

CT-OL elabora Política de Outorgas e Licenças para os Comitês PCJ

Assunto foi um dos principais itens de pauta na reunião de 19 de fevereiro

19 de fevereiro de 2021

A minuta da Política de Outorgas e Licenças dos Comitês PCJ foi apresentada e debatida no dia 19 de fevereiro durante a 88ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL). O encontro ocorreu por meio de uma videoconferência, na qual foi feita uma homenagem ao secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, primeiro coordenador da CT-OL, falecido no dia 4 de fevereiro. 

Durante as atividades, também foi apresentado o andamento dos trabalhos realizados pelos GTs Enquadramento, Difusão e Integração e GT-Usos da Água.  Houve ainda a apresentação de trabalhos de conclusão de curso de especialização em Gestão de Recursos Hídricos da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), dos membros da CT-OL Igor Alessandro Serra (DEDINI S/A) e Rodrigo Henrique Antunes (Prefeitura de Salto).

O trabalho de Serra foi sobre a “Proposta de indicadores para fiscalização da transparência de concessionárias e autarquias de água e esgoto e análise da transparência pública do Semae Piracicaba” e o de Antunes, sobre o “Histórico do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e sua evolução”.

Thalita Benetello é nova secretária da CT-SA

Ingresso foi aprovado durante reunião em fevereiro

11 de fevereiro de 2021

A assessora técnica do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Thalita Benetello, foi escolhida como nova secretária da CT-SA (Câmara Técnica de Saneamento) dos Comitês PCJ. Seu ingresso foi aprovado e anunciado no dia 11 de fevereiro, durante a 100ª Reunião Ordinária da mesma.

Durante o encontro on-line, a coordenadora da CT-SA, Ariella Machado de Oliveira Montebello, apresentou o artigo de conclusão da sua pós-graduação em Gerenciamentos de Recursos Hídricos pela EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba).

Assim como outros membros dos Comitês PCJ, ela fechou o ciclo como aluna bolsista.

O trabalho intitulado “Utilização das cavas de mineração para armazenamento estratégico de recursos hídricos” aponta alternativas para que as bacias PCJ sofram menos consequências frente aos períodos de estiagem.

Redução do consumo de água na indústria foi tema de palestra na CT-Indústria

Encontro on-line ocorreu no dia 10 de fevereiro

10 de fevereiro de 2021

Você sabia que muitas indústrias investem em tecnologia para reduzir o consumo de água?  “Realidades e Desafios da Indústria Paulista: Um enfoque aos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ”. Este foi o tema da palestra de 10 de fevereiro na 77ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria) dos Comitês PCJ. O encontro foi por videoconferência.

O assunto foi abordado por Alexandre Vilella, coordenador de Meio Ambiente da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo). Ele também é coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ.

Um dos tópicos destacados por Vilella foi a crise hídrica de 2014/2015 e outros eventos climáticos extremos, que obrigaram a indústria e outros segmentos a “desaprender e reaprender”. Ele ressaltou que a falta de investimento na gestão de recursos hídricos representa a perda de oportunidades, além de poder impedir o crescimento econômico e a criação de empregos. “A locomotiva econômica de um país depende de uma CT-Indústria, de um comitê de bacia, de uma gestão maior”, observou.

Na região das Bacias PCJ, são 16 mil indústrias. Segundo Vilella, na última década, a demanda hídrica industrial da região foi reduzida em 47% graças a investimentos em tecnologia, capacitação e reúso. Ele ainda explicou o funcionamento do Sistema Cantareira. Entre maio e novembro, a liberação das vazões do Cantareira para as Bacias PCJ é feita pela CT-MH.  Vilella também falou sobre a rede telemétrica das Bacias PCJ (www.sspcj.org.br), que recebe mais de 1 milhão de acessos por ano.

GT-Empreendimentos analisa dois empreendimentos imobiliários de Campinas

Atividade é realizada em casos em que há interferência em corpos hídricos

09 de fevereiro de 2021

Em sua reunião mais recente, em 9 de fevereiro, o GT-Empreendimentos dos Comitês PCJ analisou dois empreendimentos imobiliários de Campinas(SP).  O objetivo foi garantir a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e maior conscientização ambiental.

O grupo de trabalho é formado pelos coordenadores das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, e responsável por analisar empreendimentos com interferências em corpos hídricos que pretendem se instalar nas Bacias PCJ, para os quais foram exigidos EIAs/RIMAs (Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais) ou RAPs (Relatórios Ambientais Preliminares).

Os projetos analisados foram dos loteamentos residenciais Fazenda da Lagoa e Parque Mandassaia. A etapa atual dos dois processos é relacionada ao protocolo, pela CETESB, de Estudo de Impacto Ambiental para análise e manifestação pelos Comitês PCJ. Agora, será elaborado um parecer com as contribuições e sugestões dos colegiados.

Janeiro registrou chuvas abaixo da média histórica

No período, predominou precipitações intensas e curtas

03 de fevereiro de 2021

Em janeiro choveu aí na sua cidade? No primeiro mês de 2021, o acumulado de chuva ficou abaixo da média histórica em 10 das 17 estações de monitoramento instaladas na região das Bacias PCJ, controladas pelo DAEE em parceria com a Agência das Bacias PCJ. No período, predominou as chuvas intensas e de curta duração.

Apenas um terço de janeiro contou com precipitações acima de 10 milímetros. Os dados foram apresentados na manhã de quarta-feira, 3 de janeiro, durante reunião on-line da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH). Para o próximo mês, a previsão são de chuvas intensas a partir do dia 5 de fevereiro e precipitações abaixo da média no último mês do Verão. Seja consciente, poupe água!

Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ avança em 2021

Reuniões estão sendo realizadas entre os coordenadores das CTs 

01 de fevereiro de 2021

A elaboração do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ tem avançado em 2021 com reuniões on-line entre os coordenadores das Câmaras Técnicas, Secretaria Executiva e representantes da Agência das Bacias PCJ.  

Durante os encontros com o Grupo de Trabalho tem discutido o planejamento com horizonte para o período de 2021 a 2024, baseado na metodologia do Balanced Scorecard. O planejamento estratégico é um processo gerencial, estruturado a partir de um método que privilegia a visão sistêmica, mobilizando a organização para escolher e construir o seu futuro. 

A primeira fase foi concluída em fevereiro de 2020, com a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas desde setembro de 2019, que incluíram a capacitação dos membros sobre o tema, o desenvolvimento das declarações corporativas (missão, visão de futuro e valores) e de análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), entre outras. O objetivo principal do trabalho é definir as metas a serem alcançadas pelos Comitês PCJ no futuro. 

consultor Merandolino Boaventura de Santana Neto, que orienta o trabalho, explicou que na fase 2 foi finalizada a construção do mapa estratégico. “Esse mapa é a representação visual da estratégia, mostrando numa única página como os objetivos gerais nas perspectivas se integram e se combinam para descrever a estratégia”, comentou.  

Na próxima etapa, todos os membros dos Comitês PCJ serão envolvidos. “Os próximos passos serão respectivamente com para todos os participantes das Câmaras Técnicas, Câmara Técnica de Planejamento e representantes da Reunião Plenária”, afirmou o consultor.  

A conclusão dos trabalhos do GT-Planejamento Estratégico referentes à Fase 2, está prevista para 23 de abril. Os resultados da Fase 2 e os próximos passos do trabalho serão apresentados em reunião conjunta das Câmaras Técnicas no dia 7 de maio de 2021 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support