Conheça o

Proteção de Mananciais

Conscientes dos impactos da escassez de água e comprometidos com a preservação ambiental, os Comitês PCJ criaram, em 2015, a Política de Mananciais PCJ.

A iniciativa estabelece diretrizes e ações práticas para proteger a água, o solo e a vegetação nativa nas Bacias PCJ, promovendo um desenvolvimento sustentável que considera os aspectos ambientais, econômicos e sociais da região.

 

Nossos números!

Diretrizes

A criação de uma política resultou na criação de instrumentos que orientam projetos de recuperação e conservação ambiental. Entre os principais estão:

Programa I – Foca na recuperação, conservação e proteção ambiental em áreas estratégicas para os mananciais. 

Programa II (PSA – Pagamento por Serviços Ambientais) – Incentiva ações como restauração florestal, cercamento, plantio de árvores, saneamento rural e conservação do solo, com apoio direto a produtores rurais.

Estudos e suporte aos municípios

Além das ações diretas no território, os Comitês também investem em estudos de diagnósticos e mapeamentos que fornecem dados e orientações técnicas aos municípios das Bacias PCJ. O objetivo é garantir que cada local tenha as ferramentas certas para desenvolver ações eficientes e sustentáveis.

Investimentos que geram resultados

Desde a criação da política, já foram investidos aproximadamente R$ 21,5 milhões em 68 ações voltadas à proteção de mananciais trazendo resultados valiosos na manutenção da vida dos rios da região, que dependem diretamente das nascentes para seguir abastecendo cidades, atividades econômicas e os ecossistemas locais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support