Conscientes dos impactos da escassez de água e comprometidos com a preservação ambiental, os Comitês PCJ criaram, em 2015, a Política de Mananciais PCJ.
A iniciativa estabelece diretrizes e ações práticas para proteger a água, o solo e a vegetação nativa nas Bacias PCJ, promovendo um desenvolvimento sustentável que considera os aspectos ambientais, econômicos e sociais da região.
Nossos números!
Diretrizes
A criação de uma política resultou na criação de instrumentos que orientam projetos de recuperação e conservação ambiental. Entre os principais estão:
Programa I – Foca na recuperação, conservação e proteção ambiental em áreas estratégicas para os mananciais.
Programa II (PSA – Pagamento por Serviços Ambientais) – Incentiva ações como restauração florestal, cercamento, plantio de árvores, saneamento rural e conservação do solo, com apoio direto a produtores rurais.
Estudos e suporte aos municípios
Além das ações diretas no território, os Comitês também investem em estudos de diagnósticos e mapeamentos que fornecem dados e orientações técnicas aos municípios das Bacias PCJ. O objetivo é garantir que cada local tenha as ferramentas certas para desenvolver ações eficientes e sustentáveis.
Desde a criação da política, já foram investidos aproximadamente R$ 21,5 milhões em 68 ações voltadas à proteção de mananciais trazendo resultados valiosos na manutenção da vida dos rios da região, que dependem diretamente das nascentes para seguir abastecendo cidades, atividades econômicas e os ecossistemas locais.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.Aceitar