136ª Reunião Ordinária também aprovou Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027
3 de fevereiro de 2026
Durante a 136ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), a coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Katia Gotardi, apresentou atualizações sobre a 3ª edição do programa “Jovem, vem para o PCJ”, referente ao período de 2025 a 2027.
O programa tem como objetivo promover maior participação de jovens — tanto em termos de idade quanto de conhecimento — na gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ; fortalecer a integração entre as entidades que compõem os Comitês PCJ; e proporcionar um ambiente colaborativo, no qual os participantes possam trocar experiências, aprender com profissionais mais experientes e discutir os temas pautados no âmbito do colegiado.
A edição deste ciclo recebeu a inscrição de 41 interessados, provenientes de 23 entidades integrantes dos Comitês PCJ. Destas, 35 inscrições foram efetivadas, representando 20 instituições. A distribuição dos jovens nas Câmaras Técnicas considerou tanto a CT de atuação de seus tutores quanto o interesse manifestado pelos próprios participantes.
O primeiro encontro teve como objetivo fornecer orientações e alinhamentos entre jovens e tutores, abordando:
- os direitos e deveres dos participantes, conforme o regulamento;
- a participação nas reuniões das Câmaras Técnicas, em formato on-line, a partir de fevereiro de 2026;
- os registros das participações em memórias técnicas;
- a apresentação do cronograma reformulado;
- informações sobre o uso do e-mail corporativo, da plataforma Google Classroom, do WhatsApp e das orientações enviadas por e-mail;
- e a apresentação do cronograma das atividades previstas.
O segundo encontro será destinado às orientações sobre as leituras obrigatórias, como as Políticas, o Relatório de Situação e o Plano de Bacias, além da elaboração de memória técnica.
A reunião também abordou o andamento da Cartilha Propriedade Rural Amiga da Água, que se encontra em fase de contratação de empresa para dar continuidade aos trabalhos. A cartilha tem como objetivo orientar proprietários rurais sobre a conservação e preservação de mananciais e do solo, utilizando QR Codes para direcionar os leitores a órgãos e políticas públicas que oferecem orientações sobre temas como barragens, outorgas e manutenção de estradas rurais. A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano, destacou a importância da parceria entre a CT-EA e a CT-Rural para garantir uma linguagem acessível e um olhar pedagógico, adequado ao público rural.
Outro tema apresentado por Katia Gotardi foi o Plano de Capacitação dos Comitês PCJ. A coordenadora destacou a Deliberação dos Comitês PCJ nº 531/25, de 11 de dezembro de 2025, que aprova o Plano de Capacitação para o período de 2026 a 2030. Também foi pautada a aprovação da recomposição do Grupo de Trabalho do Plano de Capacitação (GT-PCap) para 2026, composto por nove membros.
Além disso, foram aprovadas as inclusões de novos membros: a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Analândia e a Prefeitura Municipal de Saltinho. O Plano de Trabalho da CT-EA para o biênio 2026–2027 também foi aprovado pelos integrantes da Câmara. O documento contempla as categorias: A) Demandas da Secretaria Executiva; B) Temas para Discussão; e C) Eventos, e seguirá para apreciação da Câmara Técnica de Planejamento e da Plenária.
A próxima reunião da CT-EA está agendada para o dia 14 de abril, às 9h, por videoconferência.
