| ÚLTIMAS

CT-EA apresenta avanços do programa “Jovem, vem para o PCJ”

136ª Reunião Ordinária também aprovou Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027

3 de fevereiro de 2026

Durante a 136ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), a coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Katia Gotardi, apresentou atualizações sobre a 3ª edição do programa “Jovem, vem para o PCJ”, referente ao período de 2025 a 2027.

O programa tem como objetivo promover maior participação de jovens — tanto em termos de idade quanto de conhecimento — na gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ; fortalecer a integração entre as entidades que compõem os Comitês PCJ; e proporcionar um ambiente colaborativo, no qual os participantes possam trocar experiências, aprender com profissionais mais experientes e discutir os temas pautados no âmbito do colegiado.

A edição deste ciclo recebeu a inscrição de 41 interessados, provenientes de 23 entidades integrantes dos Comitês PCJ. Destas, 35 inscrições foram efetivadas, representando 20 instituições. A distribuição dos jovens nas Câmaras Técnicas considerou tanto a CT de atuação de seus tutores quanto o interesse manifestado pelos próprios participantes.

O primeiro encontro teve como objetivo fornecer orientações e alinhamentos entre jovens e tutores, abordando:

  • os direitos e deveres dos participantes, conforme o regulamento;
  • a participação nas reuniões das Câmaras Técnicas, em formato on-line, a partir de fevereiro de 2026;
  • os registros das participações em memórias técnicas;
  • a apresentação do cronograma reformulado;
  • informações sobre o uso do e-mail corporativo, da plataforma Google Classroom, do WhatsApp e das orientações enviadas por e-mail;
  • e a apresentação do cronograma das atividades previstas.

O segundo encontro será destinado às orientações sobre as leituras obrigatórias, como as Políticas, o Relatório de Situação e o Plano de Bacias, além da elaboração de memória técnica.

A reunião também abordou o andamento da Cartilha Propriedade Rural Amiga da Água, que se encontra em fase de contratação de empresa para dar continuidade aos trabalhos. A cartilha tem como objetivo orientar proprietários rurais sobre a conservação e preservação de mananciais e do solo, utilizando QR Codes para direcionar os leitores a órgãos e políticas públicas que oferecem orientações sobre temas como barragens, outorgas e manutenção de estradas rurais. A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano, destacou a importância da parceria entre a CT-EA e a CT-Rural para garantir uma linguagem acessível e um olhar pedagógico, adequado ao público rural.

Outro tema apresentado por Katia Gotardi foi o Plano de Capacitação dos Comitês PCJ. A coordenadora destacou a Deliberação dos Comitês PCJ nº 531/25, de 11 de dezembro de 2025, que aprova o Plano de Capacitação para o período de 2026 a 2030. Também foi pautada a aprovação da recomposição do Grupo de Trabalho do Plano de Capacitação (GT-PCap) para 2026, composto por nove membros.

Além disso, foram aprovadas as inclusões de novos membros: a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Analândia e a Prefeitura Municipal de Saltinho. O Plano de Trabalho da CT-EA para o biênio 2026–2027 também foi aprovado pelos integrantes da Câmara. O documento contempla as categorias: A) Demandas da Secretaria Executiva; B) Temas para Discussão; e C) Eventos, e seguirá para apreciação da Câmara Técnica de Planejamento e da Plenária.

A próxima reunião da CT-EA está agendada para o dia 14 de abril, às 9h, por videoconferência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support