| ÚLTIMAS

CT-AS une ciência e inovação no VIII Workshop de Águas Subterrâneas

Evento reuniu especialistas, gestores e sociedade civil para debater inovações na gestão hídrica

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de discutir inovações e tecnologias voltadas às águas subterrâneas, a Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ realizou, nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, o VIII Workshop de Águas Subterrâneas. O evento aconteceu na UNESP Rio Claro e reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade.

A abertura do workshop contou com palestras do engenheiro geólogo Clyvhik Camargo, que abordou a aplicação da inteligência artificial ao estudo e à gestão das águas subterrâneas, e do fundador e CEO da GeoInovações, Marcio Costa Alberto, que apresentou o uso de IA em modelos numéricos para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos.

Além desses, o evento contou com as seguintes palestras:

  • “Ferramentas de Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos”, por Rafael Chasles (SP Águas);
  • “Do Sensor ao Resultado: Como o Monitoramento Hidrogeológico Transforma a Gestão da Água e Cria Novas Oportunidades de Negócio nas Bacias PCJ”, por Fernando Mancini Oliveira (Afira Tecnologia);
  • “Monitoramento do Aquífero Cristalino em Campinas com a Aplicação de Inteligência Artificial”, por Ana Elisa de Abreu (UNICAMP);
  • “Evoluções Recentes em Estudos Hidrogeológicos com Traçadores Naturais”, por Edson Wendland (USP);
  • “Uma Visão Holística do Ciclo Hidrológico para Apoiar a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos”, por Carolina Quaggio (UNESP);
  • “Sistema de Suporte à Decisão como Solução Integrada para Crises Hídricas em Cidades Resilientes”, por Carlos Tadeu Gamba (IPT).

Julia Noale, coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação da CT-AS e responsável pela organização do evento, destacou que a programação foi elaborada considerando a relevância e atualidade dos temas. “A gente está trazendo um tema que é destaque mundial, que é a inteligência artificial, mas voltada às águas subterrâneas. E o formato, com palestras e debates, permite momentos de troca e interação, sempre muito enriquecedores.”, afirmou.    

Deborah do Valle Nuvens Lunardi, coordenadora da CT-AS, ressaltou que a inteligência artificial contribui com o alcance de melhores resultados: “A IA nos ajuda a agilizar as análises e a sistematizar as informações, e isso consequentemente melhora os nossos resultados”.

Marcela Aragão de Carvalho Ramos, coordenadora-adjunta da CT-AS, enfatizou a importância da integração entre diferentes atores: “A escolha do local do evento já reflete essa busca pela integração entre os diferentes atores como instituições de pesquisa, setores produtivos e sociedade civil, para que possamos construir uma gestão de recursos hídricos cientificamente fundamentada e sustentável no curto e no longo prazo, pensando sempre na melhoria da governança dos recursos hídricos”, destacou. 

Por fim, Denis Herisson da Silva, secretário-executivo dos Comitês PCJ, parabenizou a CT-AS pela escolha do tema. “Quero parabenizar toda a Câmara Técnica de Água Subterrâneas por trazer um tema tão importante, que é a inovação. Com o advento da inteligência artificial, torna-se cada vez mais necessário tratarmos da questão do monitoramento, porque somente com monitoramento e dados confiáveis conseguimos subsidiar o sistema e obter resultados aplicáveis à gestão de recursos hídricos da nossa bacia.” completou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support