English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Oficina_CT-Mananciais_SITE-2

Comitês PCJ avançam na revisão da Política de Mananciais com oficina em Piracicaba

Encontro reunirá membros dos colegiados para atualização participativa de instrumento essencial à conservação das águas e à segurança hídrica da região

A Oficina para Revisão da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ será realizada no dia 18 de novembro, das 8h às 17h30, no Anfiteatro do CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo), em Piracicaba (SP). O evento é promovido pela Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) e tem como objetivo atualizar de forma participativa e estratégica a Política de Mananciais PCJ — instrumento fundamental para a gestão integrada dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Durante o encontro, os participantes poderão contribuir com análises críticas e propostas de aprimoramento das ações voltadas à preservação e recuperação dos mananciais, em consonância com os objetivos do Plano de Bacias 2020-2035. A iniciativa busca incorporar novas demandas, metodologias e tecnologias que fortaleçam o planejamento e efetividade da Política, para que ela continue sendo um instrumento eficaz de gestão e proteção dos mananciais nas Bacias PCJ.

De acordo com o coordenador da CT-Mananciais, João Demarchi, a revisão da Política reflete o caráter colaborativo que marca a atuação dos Comitês PCJ. “A atualização da Política de Mananciais é um processo contínuo e participativo, que reflete os princípios democráticos dos comitês de bacias. A oficina representa um momento muito importante desse trabalho, reunindo contribuições já consolidadas para validarmos e aperfeiçoarmos a minuta da nova deliberação”, destaca.

A Política de Mananciais PCJ foi instituída em 2015, em um contexto marcado pela grave crise hídrica de 2014-2015, que afetou de forma significativa a disponibilidade de água e o desenvolvimento econômico da região. Aprovada pela Deliberação dos Comitês PCJ nº 238/2015 e revisada em 2018, pela Deliberação nº 307/2018, a política surgiu como resposta à necessidade de integrar as dimensões ambiental, econômica e social no enfrentamento dos desafios relacionados à escassez de água.

Ao longo dos anos, a Política consolidou-se como uma ferramenta de apoio à conservação das águas, do solo e da vegetação nativa, orientando iniciativas de restauração ecológica, proteção de nascentes e incentivo econômico por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Sua estrutura está organizada em quatro programas temáticos que tratam da recuperação ambiental de áreas prioritárias, apoio a áreas com restrição de uso, proteção dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e implementação de projetos integrados de propriedade (PIPs). Nesta revisão, um quinto programa será criado, voltado ao monitoramento da Política, com indicadores e metas, tanto de processos quanto de resultados.

Para o coordenador-adjunto da CT-Mananciais, Miguel Milinski, a oficina será um espaço estratégico para consolidar avanços e fortalecer a integração entre as ações dos Comitês. “Esperamos que a oficina traga contribuições estratégicas e participativas para atualizar e fortalecer a Política de Mananciais PCJ, alinhando-a aos desafios atuais da gestão hídrica e ao Plano de Bacias 2020–2035. Após uma década de implementação, buscamos revisar diretrizes, incorporar novas demandas, como adaptação às mudanças climáticas, e avaliar a efetividade das ações realizadas, consolidando propostas que ampliem a integração e o engajamento dos Comitês PCJ”, ressalta.

Demarchi complementa que o trabalho coletivo tem como meta garantir avanços concretos na gestão dos recursos hídricos. “Nosso objetivo é que a política revisada traga avanços reais na aplicação dos recursos da cobrança e outros que possam ser captados para que a transformação e a proteção dos nossos mananciais se efetivem, de forma a garantir o suprimento de água em qualidade e quantidade”, afirma. Após a oficina, o novo documento deverá ser apreciado e votado na Câmara Técnica de Planejamento e, em última instância, na Plenária dos Comitês PCJ.

A participação é gratuita, com inscrições limitadas, disponíveis pelo link: bit.ly/Inscrição_PolíticaMan

Dúvidas podem ser encaminhadas à coordenação da CT-Mananciais pelo e-mail ctmananciais@comites.baciaspcj.org.br

SERVIÇO

Oficina para Revisão da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ

Data: 18/11/2025 (Terça-feira)

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Anfiteatro “Prof. Admar Cervellini”, do CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo), em Piracicaba (SP)

Endereço: Av. Centenário, 303 – São Dimas, Piracicaba – SP

Inscrições gratuitas: bit.ly/Inscrição_PolíticaMan

Realização: Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) / Comitês PCJ

Apoio: Agência das Bacias PCJ

Informações para a imprensa: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support