| ÚLTIMAS

Projeto que melhorou qualidade da água no Rio Pinheiros é apresentado na CT-SA

Objetivo é avaliar a possibilidade de aplicá-lo também em rios das Bacias PCJ

9 de outubro de 2025

O projeto implantado em novembro de 2021, que resultou na melhora da qualidade da água do Rio Pinheiros, em São Paulo, foi o principal tema debatido na 130ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saneamento, realizada nesta quinta-feira, dia 9 de outubro de 2025, por videoconferência.

Segundo o coordenador da CT-SA, Mateus Arantes, a sugestão do assunto havia sido feita pelo coordenador de Projetos da Agência PCJ, Diogo Pedrozo, visando avaliar a possibilidade de aplicar o mesmo projeto em rios das Bacias PCJ que enfrentam problemas de qualidade da água, especialmente durante o período de estiagem.

A iniciativa “Projeto Rio Pinheiros – Case de Sucesso de injeção de oxigênio Super Saturado e melhoria da qualidade da água” foi apresentada pela diretora técnica da empresa norte-americana Character, Paula Vilela. A multinacional possui fábricas em Itatiba (SP) e em Vitória (ES).

Paula explicou que a ação utilizou a tecnologia SDOX® da ChartWater para injetar oxigênio dissolvido supersaturado na água, acelerando a autodepuração e melhorando a qualidade hídrica através do aumento do oxigênio dissolvido, inibição de odores e promoção de vida aquática. A solução, que usa pressão e controle de temperatura em uma câmara hiperbárica para dissolver o oxigênio molecularmente, permite uma transferência eficiente sem bolhas, com menor consumo de energia e baixo custo de manutenção, revitalizando o rio e complementando os esforços de saneamento básico.

No Rio Pinheiros, são aplicados 4,5 mil quilos de oxigênio por dia. Os principais benefícios dessa tecnologia estadunidense, fabricada em Itatiba(SP), incluem infraestrutura simplificada; ausência de produtos químicos; não geração de resíduos; baixo consumo de energia; operação remota e processo automatizado, além de manutenção simples, com o uso de contêiners. Em outubro de 2021, o DBO máximo no rio era de 92 mg/L e o Sulfeto Total era de 32 mg/L. Em fevereiro de 2024, os mesmos parâmetros foram reduzidos para 11 mg/L e 0,01 mg/L, respectivamente.

“Quem passa ali pela região vê que mudou bastante. No final, os resultados foram muito bons. Depois da melhoria da qualidade da água, está acontecendo um ‘boom’ imobiliário em torno do Rio Pinheiros, o que antes era impossível de imaginar.  A gente percebe também uma alteração grande na fauna: a existência de vida aquática que antes não tinha”, ressaltou Paula.

Além do Rio Pinheiros, a mesma tecnologia foi instalada no Rio Joana, no Rio de Janeiro (RJ), e em outros países. Ao responder questionamentos dos participantes da reunião, a diretora técnica da ChartWater explicou que a tecnologia poderia ser aplicada em casos de mortandade de peixes, como a registrada no Rio Piracicaba em 2024, e também para melhorar a eficiência de Estações de Tratamento de Esgoto e “aliviar” o tratamento da água das ETAs, por meio da aplicação direta do oxigênio no rio.

Mateus Arantes adiantou que o assunto será levado pela CT-SA para a Diretoria da Agência das Bacias PCJ para aprofundar nas discussões. “É o início de uma conversa que eu garanto que vai ser proveitosa para todos nós”, enfatizou o coordenador.

Plano de Trabalho 2026-2027

No mesmo encontro, os membros da CT-SA aprovaram, por unanimidade, a versão preliminar do Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027. Os temas centrais escolhidos para discussão nesse período são:

  • Carga difusa urbana e rural;
  • Tecnologias e gestão para combate a perdas de água;
  • Avanços no tratamento de esgoto e contaminantes emergentes;
  • Estratégias para ampliação da coleta de esgotos;
  • Acompanhamento do novo Marco Legal do Saneamento;
  • Qualidade dos tratamentos de água.

A CT-SA também planeja a realização de dois eventos durante o biênio:

  • Junho de 2026: capacitação sobre ferramentas digitais no combate a perdas de água, voltada a técnicos municipais, com foco em tecnologia e estudos de caso;
  • Junho de 2027: seminário de inovações em tratamento de esgoto, visando conectar stakeholders e acelerar a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis nas Bacias PCJ.

Próxima reunião

A 131ª Reunião Ordinária da CT-SA está agendada para o dia 4 de dezembro, a partir das 9h30, em local ainda a ser definido no município de Várzea Paulista (SP).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support