| DESTAQUES

CT-OL reúne especialistas e sociedade no 6º webinário sobre o Rio Jundiaí

Evento virtual abordou histórico, situação atual e metas do enquadramento do rio, reforçando a importância da participação social e dos investimentos em saneamento

23 de setembro de 2025

Os Comitês PCJ promoveram, no dia 23 de setembro, o 6º webinário da série “Conversando sobre o Rio Jundiaí”, com o tema “Desafios do enquadramento”. O encontro on-line, organizado pela Câmara Técnica de Outorgas e Licenças, por meio do GT-Enquadramento dos Corpos d’Água, reuniu representantes de órgãos gestores, empresas de saneamento, prefeituras, técnicos, estudantes e a sociedade civil para debater os avanços, desafios e próximos passos do enquadramento do Rio Jundiaí.

A abertura contou com falas da coordenadora da CT-OL, Ariana Rosa Bueno Damiano, do secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ Federal, Denis Herisson da Silva, e do coordenador do GT-Enquadramento, Danilo Resende de Moraes.

Durante o evento, realizado na data em que se celebra o “Dia do Rio Jundiaí”, foi apresentado o histórico do enquadramento do rio, que passou de Classe 4 para Classe 3 entre 2016 e 2017. Relatórios recentes apontam trechos ainda em desacordo com os parâmetros exigidos. A situação reforça a necessidade de ações contínuas de saneamento, recuperação de matas ciliares, controle de efluentes e planejamento de uso do solo, bem como a articulação entre municípios, Estado e União para garantir os investimentos necessários.

Nos painéis seguintes, os debatedores discutiram aspectos técnicos e ações necessárias para manter e melhorar a qualidade da água. Participaram, além de Ariana e Danilo, Nádia Zacharczuk (DAE Jundiaí), Vanessa Cristina do Carmo Kühl (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) e Igor Alessandro Serra (Dedini S.A.), que trouxeram visões complementares sobre saneamento, gestão integrada, recuperação ambiental, combate à poluição difusa e engajamento social.

Os expositores destacaram que o enquadramento não é apenas um instrumento técnico, mas um compromisso coletivo para assegurar água de melhor qualidade às populações atendidas, incentivar o desenvolvimento sustentável e orientar políticas públicas.

O webinário buscou aproximar o público do tema com linguagem acessível, apresentações didáticas e espaço para interação ao vivo, além do reforço em relação às metas e prazos do Plano das Bacias PCJ 2020-2035 e de manter um esforço coletivo entre municípios, Estado, empresas e sociedade civil para que as metas estabelecidas para o Rio Jundiaí sejam efetivamente alcançadas.

Ao final, foram apresentados os resultados da pesquisa on-line realizada com os participantes no início do webinário, na qual foram feitas quatro perguntas: “Como você acha que a sociedade pode cuidar do Rio?”; “Você considera o Rio Jundiaí próprio para o abastecimento público?”(74,2% responderam “Não” e 25,8%, “Sim”); “Será possível um dia nadarmos no Rio?”(74,2% responderam “Sim” e 25,8%, “Não”); e “Na sua opinião, o que precisa ser melhorado para a efetivação do enquadramento?”.

O evento reforçou que o sucesso do enquadramento do Rio Jundiaí depende do esforço conjunto de todos os atores envolvidos e do engajamento da sociedade para que as metas estabelecidas sejam efetivamente alcançadas. “A gente vai trabalhar essas informações no GT e na CT-OL e ver como podemos contribuir nessa efetivação e nesse acompanhamento que tem sido feito do enquadramento do Rio Jundiaí. Gostaria de agradecer a participação de todos”, destacou Ariana, ressaltando que “evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos”.

Assista ao webinário na íntegra:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support