| ÚLTIMAS

CT-EA discute projeto “Elaboração de Indicadores de Impacto de Educação Ambiental para o Plano de Bacias PCJ”

Reunião também tratou do projeto “Jovem, vem para o PCJ” e de eventos futuros

19 de agosto de 2025

A apresentação do projeto “Elaboração de indicadores de impacto de Educação Ambiental para o Plano de Bacias PCJ”, aprovado pela FAPESP, e que visa aprimorar as práticas de monitoramento e avaliação do plano de bacias, foi o destaque da 133ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), realizada em 19 de agosto, por videoconferência. A exposição ficou a cargo de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, coordenadora do Grupo de Trabalho de Política de Educação Ambiental, que explicou o contexto de criação do projeto, o processo de construção dos indicadores, a situação atual e os próximos passos.

Na contextualização, Maria Luísa destacou os documentos que embasaram a iniciativa e recomendou que os novos integrantes da CT-EA os consultem: a Deliberação dos Comitês PCJ nº 488/24, que aprovou a nova política de educação ambiental, e o Caderno de Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias do Plano das Bacias PCJ 2020-2035. Ela também mencionou a Plataforma de Monitoramento e Avaliação do Plano das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, de onde surgiu o GT-Política e o projeto de indicadores.

Em seguida, apresentou o que já foi realizado pelo grupo, dividido em quatro fases:

  1. estudo de indicadores de educação ambiental existentes e construção de documento preliminar; 
  2. avaliação da pertinência dos indicadores elaborados para as ações de educação ambiental previstas no Plano das Bacias PCJ; 
  3. apresentações de convidados sobre experiências relacionadas
  4. construção de fichas preliminares de indicadores, com base em modelos de documentos existentes.

Os próximos passos incluem a continuidade da elaboração das fichas, o desenvolvimento de aspectos quantitativos, a criação de matrizes específicas e a submissão do material para análise dos membros da CT-EA e do projeto FAPESP. A validação será feita com o método Delphi, envolvendo especialistas.

A coordenadora da CT-EA, Ana Lucia Floriano, destacou a relevância da iniciativa: “Embora isso tenha um fundo acadêmico, é um momento histórico, porque estamos construindo aqui indicadores para a educação ambiental que queremos.”

Maria Luísa também apresentou o subprojeto que será submetido ao Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), voltado à construção participativa de indicadores de impacto de educação ambiental para o Plano das Bacias PCJ. A equipe contará com a pesquisadora Raquel Trovarelli (IFSP), que contribuirá com sua experiência em construção de indicadores, e Sabrina de Oliveira Anicio (USP), com foco em projetos escolares. O trabalho prevê revisão bibliográfica, análise do processo participativo do GT e validação dos indicadores.

Outro destaque da reunião foi a preparação do evento “Água e Sensibilização – Fortalecendo a Rede de Educação Ambiental nas Bacias PCJ”, que acontecerá em 21 de outubro, das 9h às 13h, em Louveira, durante a 134ª Reunião Ordinária da CT-EA. Aberto ao público, o encontro terá como foco iniciativas de educação ambiental desenvolvidas na bacia. “O evento será muito importante para termos um panorama atualizado dessas ações, muitas vezes desconhecidas pela CT-EA”, explicou a coordenadora-adjunta, Adriana Sacioto Marcantonio.

Durante os informes, a coordenadora do GT-Política de Educação Ambiental, Maria Luísa Palmieri, aproveitou para convidar os membros da CT-EA a participarem de atividades programadas para os próximos meses. Entre elas estão: o “RPG no Horto”, realizado em parceria com o Sesc, no dia 6 de setembro, das 13h às 17h, no Horto de Tupi; a atividade “Agroecologia e as Abelhas”, marcada para 11 de outubro, das 9h ao meio-dia, também no Horto; e o evento “Ecologia Integral e Crise Climática: Diálogos sobre a Nossa Casa Comum”, promovido pela Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba, no dia 13 de setembro, das 9h ao meio-dia.

Na sequência, Andréa Borges, do Consórcio PCJ, informou sobre o próximo encontro do projeto “Gota d’Água”, que será realizado na sexta-feira, dia 22 de agosto, com apresentações sobre mudanças climáticas e sobre o aplicativo “Casa Mais Sustentável”. Ela também destacou que estão abertas as inscrições para o Prêmio Ação pela Água, conhecido como o “Óscar da Água”, incentivando a divulgação e a participação.

Já a coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Katia Gotardi, apresentou o andamento de projetos conduzidos pela Coordenadoria de Gestão. Entre eles, destacou o curso voltado a gestores e operadores de estações de tratamento de água e esgoto, viabilizado por meio de termo de cooperação firmado entre Consórcio PCJ, Ares-PCJ e Agência PCJ, cujo processo de seleção pública já foi iniciado. Katia também falou sobre a 3ª edição do projeto “Jovem, vem para o PCJ”, que tem como objetivo engajar jovens — incluindo pessoas com mais de 30 anos — vinculados a entidades participantes dos Comitês, preparando-os para se tornarem futuros representantes. Outro ponto apresentado foi o Projeto “Propriedade Rural Amiga da Água”, que pretende utilizar uma cartilha de boas práticas agropecuárias para criar um cadastro técnico e oferecer capacitação a técnicos em extensão rural e profissionais que operam equipamentos agrícolas.

A próxima reunião da CT-EA será a 134ª Reunião Ordinária, marcada para 21 de outubro de 2025, às 9h, na Secretaria de Cultura e Eventos, em Louveira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support