| ÚLTIMAS

CT-MH destaca avanços e aponta desafios em última reunião antes da eleição

Alexandre Vilella, Paulo Tinel e Luís Filipe Rodrigues se colocaram à disposição para continuar à frente da coordenação

3 de julho de 2025

Membros da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) participaram nesta quinta-feira, dia 3 de julho, da 268ª Reunião Ordinária da câmara, a última antes da eleição das coordenações das 11 CTs temáticas dos Comitês PCJ, marcada para 16 de julho. O encontro serviu para realizar um balanço e refletir sobre a atuação da CT-MH no atual mandato.

Na ocasião, os três membros da coordenação – Alexandre Vilella, Paulo Tinel e Luís Filipe Rodrigues -, manifestaram interesse em continuar à frente da CT-MH pelos próximos dois anos. “A coordenação da câmara não é nada sem os membros. São os membros que alimentam a coordenação, trazem as informações e as demandas. Olhando para o nosso plano de trabalho, acho que todos nós podemos ter muita tranquilidade de missão cumprida nesse mandato. Claro que desafios não faltam, mas acredito que aquilo que nos comprometemos a fazer, estamos entregando nessa câmara, que tem quase 180 membros, entre titulares e suplentes”, destacou Vilella. “Podemos nos sentir muito orgulhosos desse mandato, de conseguir atravessar situações muito adversas, muitos conflitos e, claro que pela frente ainda tem muita coisa: renovação da outorga do Cantareira, Sistema Adutor Regional, conclusão das barragens de Pedreira e Duas Pontes (Amparo), Barragem do Ribeirão Piraí e tantos outros enfrentamentos que a gente vai ter nesse próximo mandato”, continuou o coordenador.

O segundo coordenador-adjunto, Luís Filipe Rodrigues, reforçou: “Faço das suas, as minhas palavras, Alexandre. Muito bem lembrado. Se a gente tem uma câmara forte aqui, é porque a gente tem todos os membros por trás, nos apoiando, nos municiando de informações, estando junto aí para dividir tudo que acontece, dos nossos anseios com barragens, com previsões futuras e no dia a dia também, então, muito obrigado a todos”. Paulo Tinel, primeiro coordenador-adjunto, complementou: “Nós fazemos dessa câmara um parlamento, onde as pessoas colocam todas as suas posições de forma livre e a gente procura fazer a gestão do Sistema Cantareira da melhor forma”. Vilella também destacou a atuação dos dois grupos de trabalho da CT-MH, o GT-Previsão do Tempo, coordenado por Jorge Mercanti, e o GT-Qualidade, coordenado por Lilian Peres.

A próxima reunião da CT-MH (269ª Ordinária), em 16 de julho, será a partir das 10h30, por videoconferência. O encontro integrará o processo de renovação das CTs, que ocorre a cada dois anos. No mesmo dia, às 9h, ocorrerá a Reunião Conjunta de Posse dos Membros das CTs (mandato 2025-2027) também por videoconferência e com transmissão pelo Youtube.

Após a posse, todas as câmaras técnicas irão se reunir virtualmente, de forma separada, para a eleição ou recondução dos cargos de coordenação, recomposição dos grupos de trabalho, eleição ou recondução das coordenações dos GTs e atualização do calendário de reuniões até 2027. No início da reunião, Tainá Moura, da Secretaria Executiva, apresentou as orientações e esclarecimentos sobre o processo de renovação.

APRESENTAÇÕES TÉCNICAS

Durante o encontro, Viella apresentou a situação dos mananciais das Bacias PCJ com destaque para as vazões dos principais rios. Ele também consultou os usuários de recursos hídricos sobre as ocorrências em junho e alertou que, diante das atuais condições hidrometeorológicas, há tendência de queda nas vazões nos próximos meses.

Foi enfatizada a importância da manifestação dos usuários quanto aos problemas e dificuldades enfrentados durante a estiagem, para que a CT-MH tenha subsídios para negociação na renovação da outorga do Cantareira.  Ricardo Abdo, da Prefeitura de Jaguariúna, observou que a dinâmica das vazões mudou em relação a dez anos atrás. “Vamos acompanhar de perto para ver se isso se repete e evitar que aconteça novamente”, comentou, referindo-se à uma queda abrupta na vazão do Rio Jaguari no dia 30 de junho, em Jaguariúna, a jusante da PCH (Pequena Central Hidroelétrica).

Em 3 de julho, o Sistema Cantareira estava com 47% de sua capacidade, ainda em estado de atenção. No mesmo período de 2024, o índice era de 65,6% e, em 2023, de 82,7%. Segundo Vilella, durante a estiagem consome-se, em média, 35% do reservatório. Ele alertou que é necessário ter o olhar para 2026, ano em que a capacidade de reservação vai depender bastante das chuvas do próximo verão.

No período seco, entre junho e novembro, os Comitês PCJ fazem a gestão das descargas para as Bacias PCJ. O volume utilizado em junho foi de 18,49 hectômetros cúbicos, o que equivale a 12% dos 158,1 hm³ previstos na outorga. A média das descargas foi de 6,69 m³/s neste primeiro mês.

Na apresentação da Sala de Situação PCJ, a engenheira Karoline Dantas, da SP Águas, falou sobre balanço do período úmido, chuvas/vazões em junho/2025 e perspectivas para os próximos meses. Segundo ela, das 26 estações monitoradas, três apresentaram falhas na transmissão dos dados e 13 registraram acumulados de chuva acima da média histórica. Na maior parte do território das Bacias PCJ, os acumulados registrados variaram entre as classes de 0 mm a 75 mm. Em 1º de junho, o Cantareira estava com 52,73% de sua capacidade e terminou o mês com 47,57%.

Jorge Mercanti apresentou as previsões meteorológicas. Conforme os dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), não há previsão de chuvas para as próximas duas semanas, o que deverá impactar diretamente nas vazões dos rios. Mercanti também destacou a tendência de neutralidade climática nos próximos meses. “Os fenômenos El Niño e La Niña não devem influenciar o tempo aqui”, concluiu.  

DELIBERAÇÃO

No encontro, os membros da CT-MH deliberaram sobre as vazões do Cantareira para as Bacias PCJ. Para o Rio Cachoeira foi mantida a vazão de 5 metros cúbicos. Na represa Jaguari e Jacareí continua a vazão de 0,25 metro cúbico e no Rio Atibainha, a CT-MH também manteve a vazão de 3,50 metros cúbicos. O monitoramento é realizado 24 horas por dia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support