| ÚLTIMAS

Boletim Integrado das Águas das Bacias PCJ é destaque em reunião da CT-MH

Publicação mensal consolida informações estratégicas para a gestão dos recursos hídricos na região

3 de abril de 2025

O Boletim Integrado de Qualidade e Quantidade das Águas das Bacias PCJ foi um dos principais destaques da 265ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), realizada nesta quinta-feira, dia 3 de abril, por videoconferência. O lançamento oficial do produto ocorreu durante a 33ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, no dia 28 de março, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).

A nova publicação, elaborada mensalmente desde o início deste ano no âmbito do Programa de Integração do Monitoramento para a Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ (PIM-PCJ), tem o objetivo de subsidiar a gestão dos recursos hídricos da região. O boletim é fruto de uma cooperação entre a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), SP-Águas e a Agência das Bacias PCJ. Ele apresenta dados essenciais sobre a qualidade da água, incluindo parâmetros como oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, pH e temperatura, além de informações sobre quantidade, como índices pluviométricos e vazão dos rios.

O coordenador da CT-MH, Alexandre Vilella, destacou a importância da iniciativa. “O boletim, na verdade, é só um produto que os dados permitem gerar. Os dados podem ter subsídios para o licenciamento, para a outorga, para a gestão de recursos como um todo. E o bom é que esses dados são públicos e confiáveis. Eu acho que isso que é o mais importante. O desejo é que esses dados sejam muito utilizados. Inclusive para essas tomadas de decisão. Então, o boletim é uma maneira de tentar comunicar de uma forma mais didática centenas ou milhões de dados que estão numa planilha de Excel”, exemplificou.

A coordenadora do GT-Qualidade, Lilian Peres, também comemorou o lançamento do produto. “Essa evolução que a gente busca, que essa ferramenta seja realmente utilizada na gestão dos recursos hídricos. É um documento dinâmico, ao longo do tempo vai se aprimorando e tendo o feedback da CT-MH para esse aprimoramento. Foi uma ótima conquista, um avanço muito grande. Creio que estamos cumprindo o acordo de cooperação e o programa (PIM-PCJ), que foi assinado recentemente”, ressaltou.

 Os boletins podem ser acessados no site da Sala de Situação PCJ(SSPCJ). A apresentação do produto na reunião foi conduzida pelo coordenador de Sistema de Informações, Eduardo Léo, e pela coordenadora da SSPCJ, Cátia Casagrande. O boletim de março será lançado no final de abril. Sugestões podem ser enviadas no e-mail sspcj.dbmt@spaguas.sp.gov.br.

O boletim contempla 10 estações telemétricas localizadas na UGRHI 05:

INVESTIMENTOS EM MONITORAMENTO E GESTÃO

Além da discussão sobre o boletim, Vilella também abordou a recente deliberação dos Comitês PCJ, que destinou cerca de R$ 5,2 milhões para a aquisição, instalação e manutenção de quatro novas estações automáticas de monitoramento da qualidade da água nas Bacias PCJ. O projeto, gerido pela CT-MH, será executado pela Cetesb com recursos da Cobrança PCJ Paulista (Fehidro).

“O Rio Piracicaba tem 75 quilômetros entre a formação e Artemis. Nós teremos a rede mais densa de monitoramento online existente no país. Claro que isso é bastante positivo para a gestão, mas traz um desafio adicional. Quando você coloca monitoramento automático, expõe mais os nossos desafios e problemas. Traz mais responsabilidade ainda para CT-MH, Comitês e órgãos gestores. Acende uma lanterna em tempo real sobre esse monitoramento”, avaliou Vilella.

Ele também mencionou a elaboração de uma minuta pelo GT-Qualidade para estabelecer um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o sistema de alerta no Rio Piracicaba, incorporando aspectos de quantidade. “O boletim, as novas estações e o POP são compromissos assumidos no Plano de Trabalho da CT-MH. São três entregas fundamentais neste fim de mandato das Câmaras Técnicas, que se encerra em julho”, destacou.

APRESENTAÇÕES

Alexandre Vilella ainda apresentou a situação dos mananciais das Bacias PCJ, Sistema Cantareira, e as condições hidrometeorológicas, com dados de nível e vazão dos principais rios das Bacias PCJ, baseados na Rede de Monitoramento Hidrológico PCJ. O Sistema Cantareira permanece em estado de “atenção”, com 58,1% de sua capacidade em 2 de abril. No mesmo período de 2024, o índice era de 78,1% e, em 2023, de 70,8%.

A reunião também contou com a apresentação da Sala de Situação PCJ, conduzida por Karoline Dantas, que analisou os dados de chuvas e vazões de março de 2025 e as perspectivas para os próximos meses. Segundo ela, das 24 estações monitoradas, apenas uma — localizada no Rio Atibaia — registrou acumulados acima da média histórica. Além disso, os rios monitorados apresentaram vazão média móvel de 15 dias consecutivos acima do limite mínimo estabelecido.

O coordenador do GT-Previsão do Tempo, Jorge Mercanti, detalhou as projeções meteorológicas para as Bacias PCJ, alertando para chuvas mais intensas nos dias 9 e 14 de abril, com base nos modelos do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Marco Jusevicius, meteorologista-chefe do Simepar, complementou a análise destacando os possíveis efeitos do fenômeno La Niña, prevendo uma possível estiagem mais severa em 2026.

PARECER SOBRE NOVA OUTORGA

Durante a reunião, os membros da CT-MH também aprovaram um parecer técnico sobre o pedido da Sabesp para alteração do ponto de captação de água bruta outorgado no Reservatório da Represa Jaguari/Jacareí para um novo ponto a jusante no Rio Jaguari. O documento elenca sete pontos de atenção que devem ser aperfeiçoados na análise do pleito, incluindo a necessidade de compatibilização dos índices de perdas hídricas em Vargem/SP com as metas do Plano de Bacias PCJ até 2035.

O parecer agora segue para avaliação da Presidência dos Comitês PCJ, que decidirá sobre seu encaminhamento à Agência SP Águas, responsável pela concessão da outorga.

A próxima reunião da CT-MH (266ª) está agendada para o dia 14 de maio e também será por videoconferência a partir das 9h.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support