Reunião foi realizada no dia 14 de abril por videoconferência
14 de abril de 2021
O “Potencial Econômico do Reúso” foi o tema debatido no dia 14 de abril, na 78ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria) dos Comitês PCJ. A palestrante foi Maria do Socorro Lima Castello Branco, especialista em Meio Ambiente da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Maria do Socorro apresentou um estudo sobre o impacto econômico dos investimentos de reúso de efluentes tratados de esgoto para o setor industrial no país. Ela comentou que o reúso interno existe na prática, mas ainda falta uma regulamentação para o reúso externo. “É uma forma de conservar nossos rios e baixar custos para as indústrias. O reúso é uma preparação para o futuro”, explicou. “Precisamos convencer nossos governantes da necessidade de alternativas não para um futuro daqui 10 ou 20 anos, e sim para um futuro que já está acontecendo”, ressaltou.
Na mesma reunião, o coordenador da CT-Indústria, Jorge Mercanti, fez uma apresentação sobre a situação das Bacias PCJ e previsão climática para a região. “De 2018 para cá, tem sempre chovido abaixo da média climatológica. É muito baixa a probabilidade de haver frente chuvosa este ano”, comentou Mercanti. Segundo ele, com a soma de todos os seus volumes, o Cantareira está em 60%. No ano passado estava em 76%. “O sinal está amarelo”, observou o coordenador.