Na reunião, houve também aprovação de dois novos membros
6 de dezembro de 2022
O Plano de Trabalho para 2023 foi um dos principais assuntos discutidos durante a 115ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro foi realizado nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, por meio de videoconferência.
O Plano de Trabalho de cada câmara técnica é dividido em três categorias: A: demandas da Secretaria Executiva; B: temas para discussão e C: eventos. Na reunião da CT-EA, a coordenadora Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira promoveu as discussões sobre os itens de cada categoria entre os participantes. As ações previstas podem ser conferidas na Deliberação dos Comitês PCJ 392/21.
Um dos principais temas da CT-EA, segundo Ana Lúcia, é a Educomunicação. “É um tema recorrente, que entra em tudo que a CT-EA promove”, destacou. Na reunião, também foram discutidas ações do Planejamento Estratégico, que estão sob a coordenação da CT-EA.
Ana Lúcia ainda destacou que, em 2023, a CT-EA vai abrir consulta pública para contribuições para a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ. A câmara técnica vai elaborar minuta da Política para encaminhamento para a CT-PL no segundo semestre do ano que vem. Sobre este assunto, os interessados podem assistir o webinar “Um olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ”, realizado em 28 de setembro; e a oficina sobre o mesmo assunto, realizada em 29 de setembro.
A coordenadora também falou sobre o Seminário “Jovem Vem para o PCJ”, que a CT-EA vai realizar em outubro de 2023. “Por favor, contribuam nesse processo, tanto no planejamento quanto na divulgação”, comentou.
Na reunião houve também a aprovação por unanimidade de dois novos membros: a Associação Remo Piracicaba, com José Valdir Lopes Junior (titular) e Rafael Fernandes Sgarbiero (suplente); e a Prefeitura de Santa Maria da Serra, com Alisangela Spigolon (titular) e Erica Aparecida Carmezini (suplente).
A apresentação do município anfitrião dessa vez ficou por conta de Jundiaí, com Claudia Debroi de Campos, que falou sobre o Parque Mundo da Criança, onde está tendo a exposição Zoo Urbano. “São esculturas gigantes feitas com material reciclado”, explicou Claudia. “É uma maneira de a gente se inspirar, na nossa localidade”, ressaltou Ana Lucia. “Conheço o Mundo da Criança. É realmente um espaço incrível tanto pela presença da natureza como pelas atividades propostas para adultos e crianças. Vale a pena conhecer. Parabéns ao município de Jundiaí pela proposta”, comentou Paula Trambaiole Lima.