Orçamento das Câmaras Técnicas e reuniões presenciais de 2023 também foram discutidos
22 de setembro de 2022
O acompanhamento da implementação de Iniciativas Estratégicas previstas no Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ foi um dos principais assuntos discutidos durante a 8ª Reunião do GT-Integração de Ações das Câmaras Técnicas (GT-Integração) dos Comitês PCJ. O encontro, por meio de videoconferência, ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de setembro.
O Planejamento Estratégico é formado por três perspectivas. Dentro de cada perspectiva há dois a três temas. Dentro de cada tema, há dois ou três objetivos e dentro de cada objetivo há diversas iniciativas estratégicas que serão implementadas ao longo dos próximos anos, até 2025.
Quatro das seis câmaras técnicas anfitriãs (CT-OL, CT-EA, CT-RN e CT-PB), responsáveis por grupos de trabalho do Planejamento Estratégico, fizeram apresentações sobre como estão sendo as discussões dos trabalhos. “É mais um compartilhamento com as demais câmaras técnicas para a gente fazer alinhamentos na condução desse processo”, definiu o secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro. “Nosso compromisso é discutir essas questões e dar encaminhamentos”, completou.
Na Perspectiva de Pessoas, Gestão e Governança, os temas são Atração e engajamento de instituições e capacitação dos participantes (Tema 1); Aperfeiçoamento da implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos (Tema 2); e Melhoria contínua do modelo de governança institucional (Tema 3).
Na Perspectiva de Organização, Estrutura e Processos Internos, os temas são Busca de atuação integrada entre as instâncias internas e articulada com demais atores dos sistemas de gerenciamento de recursos (Tema 4); Manutenção e aprimoramento da estrutura organizacional e do suporte ao seu funcionamento (Tema 5); e Processos internos bem definidos, transparentes e ajustados às normas e marcos regulatórios aplicáveis (Tema 6).
Na Perspectiva de Sociedade e Usuários, os temas são Envolvimento da sociedade na gestão dos recursos hídricos (Tema 7) e Promoção constante de diálogo e conciliação entre usuários de recursos hídricos (Tema 8).
Na reunião, os membros do GT-Integração também debateram sobre Orçamento das Câmaras Técnicas (CTs) para o exercício 2023; e a programação para as reuniões presenciais das CTs em 2023. Quanto ao orçamento, a deliberação sobre o assunto deverá ser analisada na CT-PL de 4 de novembro e aprovada na Plenária de dezembro.