Com foco nos avanços na gestão hídrica, Comitês PCJ debatem experiências inspiradoras de reuso e conservação de recursos hídricos
14 de junho de 2023
Na manhã de 14 de junho de 2023, foi realizada a 91ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria), dos Comitês PCJ, por meio de videoconferência. Durante o encontro, foram abordados diversos temas com destaque para a apresentação do case “Experiência da Química Amparo no Reuso e Conservação de Recursos Hídricos”.
O coordenador da CT-Indústria, Jorge Mercanti (Ciesp-Campinas), iniciou a reunião fazendo uma análise das condições hidrometeorológicas nas Bacias PCJ. Em seguida, Helmut Werner Forster, representando a empresa Ypê, de produtos de limpeza doméstica e higiene, apresentou a Experiência da Química Amparo no Reuso e Conservação de Recursos Hídricos. Forster destacou o compromisso da Ypê com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, mencionando os jardins filtrantes em Anápolis, que utilizam diferentes tipos de filtros plantados para o tratamento de efluentes de esgoto.
“Nossos jardins filtrantes são compostos por diferentes tipologias de filtros plantados, como filtros aeróbios, anaeróbios, filtro de areia e lagoa plantada, formando um sistema híbrido. Na Ypê, as áreas filtrantes são distribuídas em infraestrutura verde para o tratamento biológico de efluentes domésticos e industriais. A depuração das águas contaminadas ocorre naturalmente, por meio do processo de fitoremediação, no qual as plantas e os microorganismos presentes nas raízes degradam, capturam ou imobilizam os nutrientes em excesso na água contaminada. Todo o tratamento é realizado sem aditivos químicos ou insumos artificiais”, explicou Forster.
Ele também mencionou o uso de reações químicas no filtro de areia para melhorar a qualidade da água, transformando substâncias solúveis, como o fósforo, em um produto inerte. Além disso, destacou a Lagoa Plantada como etapa de polimento do tratamento, utilizando os raios UV solar e a oxigenação para a desinfecção do efluente tratado.
Após a apresentação da Ypê, André Elia Neto, consultor de meio ambiente e recursos hídricos da Única, a maior associação de Produtores de Açúcar, Bioetanol e Bioeletricidade do Brasil, trouxe a Retrospectiva da Gestão de Recursos Hídricos na Agroindústria. Ele abordou a crise hídrica, destacando a necessidade de adoção de medidas de preservação das nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservação da água da chuva. Neto ressaltou a importância do uso racional da água e o reposicionamento do setor agroindustrial para garantir a segurança hídrica, incluindo o reuso dos efluentes e a obtenção de novas outorgas para irrigação.
Em seguida, Jorge Mercanti apresentou o Plano de Trabalho da CT-Indústria, que contempla diversas demandas, como o acompanhamento dos estudantes indicados pela CT em cursos de pós-graduação, a elaboração do plano de trabalho para o período 2024-2025, a mobilização dos representantes dos membros da CT em atividades formativas, a elaboração do plano diretor de reuso de água para as Bacias PCJ e o cadastro, caracterização e modelagem de cargas industriais. Dentre as alternativas discutidas para suprimento de água, estão o reuso direto e não potável, a consideração das mudanças climáticas e seus impactos na gestão hídrica, o acesso aos recursos da cobrança reembolsável pelo setor privado e a adoção de boas práticas de conservação e uso racional no setor industrial.